spot_img
Sexta-feira, 16 Maio, 2025
More
    InícioMato Grosso do SulCentro de pesquisa rural voltado à Rota Bioceânica será inaugurado no sábado

    Centro de pesquisa rural voltado à Rota Bioceânica será inaugurado no sábado

    Publicado há

    spot_img

    Nova unidade experimental em Porto Murtinho busca soluções para solos desafiadores e visa fortalecer a produção voltada à exportação

    Neste sábado (17), a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) inaugura um centro rural de pesquisa voltado ao desenvolvimento da agricultura na região de Porto Murtinho. Localizada na fazenda Yndiana, a 40 km da cidade, a Unidade Experimental de Pesquisa da Rota Bioceânica promete contribuir diretamente com a produção agrícola voltada à exportação.

    Durante a inauguração, os visitantes poderão conhecer as espécies de plantas que estão sendo testadas no campo, avaliando sua adaptação ao solo e clima da região. A programação inclui ainda uma palestra técnica e uma visita às obras da Ponte Bioceânica, parte essencial da futura rota de integração entre o Brasil e os países do Pacífico.

    De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMS, Fabrício Frazílio, a unidade tem um papel estratégico. “A unidade amplia significativamente a capacidade da UFMS de gerar conhecimento aplicado em solos desafiadores, como os planossolos nátricos órticos. Eles têm alta fertilidade natural, mas exigem técnicas específicas de manejo”, explica.

    O foco da pesquisa inclui temas como irrigação, conservação do solo, genética vegetal e agricultura de precisão. Além disso, a proposta fortalece a relação entre ensino, pesquisa e extensão universitária, ampliando o impacto no desenvolvimento regional.

    A reitora Camila Ítavo destaca que o projeto também tem compromisso ambiental. “Esse projeto pioneiro está alinhado ao nosso objetivo de promover a sustentabilidade e proteger o bioma Pantanal, sem ignorar o papel econômico da agropecuária local”, afirma.

    O professor Ricardo Gava, coordenador da unidade, ressalta que a região é marcada pela pecuária extensiva, o que compromete a qualidade das pastagens. Para ele, é essencial recuperar áreas degradadas com soluções sustentáveis. “Temos um enorme potencial produtivo fora do Pantanal. Só em Porto Murtinho, são 739 mil hectares disponíveis, mais do que todo o município de Maracaju ou o dobro de Chapadão do Sul”, compara.

    Com o novo centro, a UFMS reforça sua presença no interior do Estado e investe em pesquisa voltada para o futuro da agropecuária sul-mato-grossense.

    Últimas

    Atletas de MS viajam à Tailândia para disputar Mundial de Muay Thai

    Com apoio da prefeitura, Lucas “Wolverine” e Marianny Ribeiro representam o Brasil no principal...

    MP investiga falta de segurança contra incêndio em escolas de Sidrolândia

    Corpo de Bombeiros identificou irregularidades graves e Ministério Público cobra da prefeitura medidas imediatas O...

    Enquanto faltam psiquiatras, deputado de MS caça ‘bebês reborns’ no SUS

    Inspirado em proposta mineira, João Henrique ignora crise na saúde e foca em pauta...

    PF criará delegacia especializada em todas as capitais para fiscalizar CACs

    Nova estrutura substitui atribuição do Exército e será implantada em todas as capitais e...

    Relacionado

    Atletas de MS viajam à Tailândia para disputar Mundial de Muay Thai

    Com apoio da prefeitura, Lucas “Wolverine” e Marianny Ribeiro representam o Brasil no principal evento internacional da modalidade Dois atletas de Três Lagoas embarcaram nesta...

    Enquanto faltam psiquiatras, deputado de MS caça ‘bebês reborns’ no SUS

    Inspirado em proposta mineira, João Henrique ignora crise na saúde e foca em pauta fantasiosa que não tem registro no Estado Enquanto milhares de pacientes...

    PF criará delegacia especializada em todas as capitais para fiscalizar CACs

    Nova estrutura substitui atribuição do Exército e será implantada em todas as capitais e no DF a partir de 1º de julho A Polícia Federal...