spot_img
Quarta-feira, 21 Maio, 2025
More
    InícioMato Grosso do SulFornecedora de café volta a ser alvo da PF após denúncia envolvendo...

    Fornecedora de café volta a ser alvo da PF após denúncia envolvendo o TCE

    Publicado há

    spot_img

    Operação Vox Veritatis mira desvio de recursos públicos; empresário é suspeito de pagar propina a conselheiros do Tribunal de Contas

    A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (21) a Operação Vox Veritatis, que investiga fraudes milionárias em contratos da antiga gestão da Secretaria de Estado de Educação (SED) de Mato Grosso do Sul. Um dos alvos é a empresa L&L Comercial e Prestadora de Serviços, de Campo Grande, conhecida por fornecer água e café ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS).

    O dono da empresa, Leonardo Primo de Araújo, já havia sido citado em operações anteriores: Mineração de Ouro (2021) e Terceirização de Ouro (2022), ambas voltadas a supostos esquemas de desvio de recursos públicos federais no Estado.

    Em dezembro de 2022, a L&L foi apontada como envolvida no pagamento de propinas a conselheiros do TCE-MS, entre eles Waldir Neves, Ronaldo Chadid e Iran Coelho das Neves. Segundo o processo da época, os pagamentos indevidos teriam ocorrido com conhecimento de Waldir Neves, cujos assessores foram flagrados em mensagens tratativas com o empresário.

    A autorização para a operação anterior, assinada pelo ministro Francisco Falcão, do STJ, ressaltava que o celular de Waldir Neves revelou indícios de que ele sabia das cobranças e recebimentos de valores indevidos por parte da equipe ligada ao fornecimento de insumos ao Tribunal.

    Apesar do afastamento desde 2022, Waldir Neves retornou ao cargo de conselheiro do TCE-MS na semana passada, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

    Na operação de hoje, a PF cumpriu nove mandados de busca e apreensão em Campo Grande e no Rio de Janeiro. Os envolvidos podem responder por crimes como peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e fraudes em licitação. A investigação segue sob sigilo.

    Últimas

    Cofre “recheado” de dinheiro é encontrado em apartamento vazio na Rua das Garças

    Buscas da Operação Vox Veritatis revelam possível ocultação de recursos; esquema envolvia contratos com...

    Pela segunda vez, deputado pede vista em projeto que reestrutura Ageprev

    João Henrique Catan (PL) pede vista pela segunda vez, alegando brechas no texto e...

    Minha Casa, Minha Vida destina 1.083 novas moradias para MS

    Municípios com mais de 50 mil habitantes poderão apresentar propostas; prioridade será para famílias...

    Justiça manda afastar servidores por fraude em concurso de 2022

    Ministério Público apontou esquema entre prefeitura e empresa contratada; certame foi realizado na gestão...

    Relacionado

    Cofre “recheado” de dinheiro é encontrado em apartamento vazio na Rua das Garças

    Buscas da Operação Vox Veritatis revelam possível ocultação de recursos; esquema envolvia contratos com sobrepreço e comissões ilícitas Durante a Operação Vox Veritatis, deflagrada nesta...

    Pela segunda vez, deputado pede vista em projeto que reestrutura Ageprev

    João Henrique Catan (PL) pede vista pela segunda vez, alegando brechas no texto e risco à proteção dos servidores O deputado estadual João Henrique Catan...

    Minha Casa, Minha Vida destina 1.083 novas moradias para MS

    Municípios com mais de 50 mil habitantes poderão apresentar propostas; prioridade será para famílias em vulnerabilidade O Ministério das Cidades publicou novas diretrizes para a...