Ecofuturo e Aliança 5P firmam parceria para criar RPPN em Ribas do Rio Pardo e capacitar profissionais da conservação
O Instituto Ecofuturo, mantido pela Suzano S.A., e a Associação Aliança 5P assinaram nesta segunda-feira (26) um acordo para impulsionar a conservação da biodiversidade em Mato Grosso do Sul. Um dos primeiros passos será transformar 1,2 mil hectares da área da fábrica de celulose em Ribas do Rio Pardo em uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural).
O “Memorando de Entendimento” que oficializa a parceria foi assinado no Parque Estadual Matas do Segredo, em Campo Grande. A expectativa, segundo a diretora-geral do Ecofuturo, Valéria Blos, é consolidar a criação da reserva nos próximos dois meses.
“Além da RPPN, queremos lançar um parque público ao redor da área, com cerca de 3,5 mil hectares. A ideia é que ele seja voltado para visitação, pesquisa e educação ambiental. Pretendemos viabilizar isso até o ano que vem, buscando novas parcerias”, explicou Valéria.
O projeto será instalado na Fazenda Boi Preto, e a área está em processo de formalização junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Outro foco da colaboração é a formação de profissionais especializados em gestão de unidades de conservação. Para isso, a Aliança 5P planeja trazer ao Estado um curso técnico já aplicado no Parque das Neblinas, em São Paulo.
“A capacitação será nosso primeiro projeto concreto. Estamos atrás de recursos para iniciar ainda este ano. Queremos investir nas pessoas que cuidam do meio ambiente, com foco na realidade do Mato Grosso do Sul”, afirmou a diretora-executiva da Aliança 5P, Ana Paula Felício.
O projeto reforça a importância de preservar o Cerrado e fomentar a educação ambiental no Estado, com ações voltadas para o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da gestão pública na área ambiental.


