Iniciativa visa fortalecer a resiliência do município diante de inundações e mudanças climáticas
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) aprovou um projeto do campus de Ponta Porã que vai receber R$ 40 mil para estudar estratégias de enfrentamento aos desastres naturais no município.
A proposta, intitulada “Desenvolvimento de Cidades Resilientes a Desastres Naturais Associados a Inundações: Desafios para Gestão Pública”, foi apresentada pelo professor de Geografia Edivaldo Geffer e selecionada por meio da Chamada Humanidades MS 2024, promovida pela Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS).
A pesquisa busca analisar os impactos das mudanças climáticas e criar soluções para tornar Ponta Porã mais preparada diante de enchentes. Para isso, será feito um levantamento histórico de dados sobre inundações, diagnóstico de áreas de risco com ocupações irregulares e entrevistas com a população local.
“Vamos identificar o que os moradores percebem como riscos, quais estratégias usam para enfrentar os desastres e também suas sugestões para melhorar as políticas públicas e a infraestrutura urbana”, explicou o professor Edivaldo.
O estudo contará com a participação de um bolsista do ensino superior e três voluntários do ensino médio, o que, segundo o IFMS, também contribui para a formação dos estudantes e o avanço da pesquisa científica na instituição.
A Fundect investiu R$ 3,2 milhões nessa chamada pública, com previsão de selecionar até 50 projetos nas áreas de Humanidades. A expectativa é que as propostas gerem impactos positivos e sustentáveis nos campos social, econômico, ambiental e cultural em Mato Grosso do Sul.


