Veículo adaptado atenderá Campo Grande e o interior com coletas de sangue e amostras para doação de medula óssea
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul anunciou a compra de um ônibus que será transformado em unidade móvel de coleta de sangue. O investimento foi de R$ 2,525 milhões, pagos com recursos do Fundo Especial de Saúde. O veículo foi adquirido por meio de uma ata de preços da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte, otimizando o processo de compra.
A previsão é que o ônibus comece a operar no segundo semestre, atendendo tanto Campo Grande quanto municípios do interior. A empresa responsável pela venda e adaptação do veículo é a Manupa Comércio, Exportação e Importação de Equipamentos e Veículos Adaptados, com sede em São Paulo.
Segundo o contrato publicado no Diário Oficial, a nova unidade será usada não apenas para a coleta de sangue, mas também para o cadastro e coleta de amostras de possíveis doadores de medula óssea. Atualmente, a Rede Hemosul não conta com nenhuma unidade móvel em operação, já que o veículo anterior foi doado ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) após anos de uso.
A Rede Hemosul é responsável pela distribuição de aproximadamente 8.600 hemocomponentes por mês para hospitais da Capital e do interior. O serviço inclui coleta, testagem e armazenamento do sangue. Além das três unidades em Campo Grande, o sistema estadual de hemoterapia conta com hemocentros em nove cidades, entre elas Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã e Paranaíba.


