Frente fria avança sobre MS com chuvas, ventos fortes e queda brusca nos termômetros em diversas regiões do estado
A quarta-feira (28) começou com nevoeiro cobrindo Campo Grande, resultado da chegada de uma frente fria que promete derrubar ainda mais as temperaturas ao longo do dia. Mesmo com a névoa densa, o Aeroporto Internacional da Capital opera normalmente, sem impactos nos pousos e decolagens.
O primeiro voo da Azul, às 7h15 para Curitiba, ocorreu sem atrasos. Já o próximo, operado pela Latam às 9h com destino a São Paulo, também está confirmado. Especialistas orientam que motoristas e pilotos redobrem a atenção por conta da baixa visibilidade causada pelo nevoeiro.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a frente fria avança por todo o Mato Grosso do Sul, provocando chuvas de fraca a moderada intensidade e, em alguns locais, tempestades acompanhadas de raios e ventos fortes. Entre terça e quarta-feira, podem ser registrados acumulados de chuva acima de 40 mm em 24 horas.
A queda de temperatura será sentida principalmente à tarde, com o fenômeno conhecido como “mínima invertida”, quando a menor temperatura ocorre no fim do dia. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para declínio térmico superior a 5°C em todo o estado.
Nas primeiras horas do dia, os termômetros marcaram 17,6°C em Campo Grande e valores ainda menores em outras cidades, como 10,9°C em Ponta Porã e 11,9°C em Sete Quedas. Ao longo do dia, a Capital pode registrar mínima de 9°C, com máxima de 23°C.
Já nas regiões Sul, Conesul e Grande Dourados, as mínimas devem variar entre 5°C e 8°C, com máximas que não passam de 20°C. No Pantanal e sudoeste do Estado, os termômetros devem oscilar entre 9°C e 13°C, com máximas de 24°C. As regiões do Bolsão, norte e leste terão frio mais ameno, com mínimas entre 12°C e 16°C e máximas de até 26°C.
Outro destaque é a mudança na direção dos ventos, que passam a soprar do sul, com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h. Em alguns pontos isolados, rajadas ainda mais intensas podem ser registradas, aumentando o desconforto térmico e provocando possíveis transtornos.


