spot_img
Quinta-feira, 11 Dezembro, 2025
More
    InícioPolíticaLula veta parcialmente projeto que mudava a Lei da Ficha Limpa

    Lula veta parcialmente projeto que mudava a Lei da Ficha Limpa

    Publicado há

    spot_img

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou os pontos mais controversos do projeto. A decisão, com efeito, mantém o prazo de inelegibilidade inalterado e impede a aplicação retroativa das novas regras. O Congresso, no entanto, ainda pode derrubar o veto.

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou parcialmente o projeto aprovado pelo Congresso que alterava a Lei da Ficha Limpa, sancionada em 2010. O texto aprovado em setembro previa unificar em oito anos o prazo de inelegibilidade de políticos condenados, independentemente da forma de condenação.

    O veto foi publicado na edição desta terça-feira (30) do Diário Oficial da União. A proposta também permitia a aplicação retroativa das novas regras a processos já transitados em julgado. Essa medida poderia favorecer políticos como José Roberto Arruda, Anthony Garotinho e o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha.

    Os vetos de Lula atingiram os trechos considerados mais controversos. Entre eles, os dispositivos que alteravam o início da contagem da inelegibilidade por abuso de poder econômico ou político. Além disso, o presidente vetou os artigos que previam a aplicação imediata e retroativa das mudanças.

    Segundo a nota do Palácio do Planalto, a decisão foi fundamentada na necessidade de garantir isonomia, segurança jurídica e respeito à coisa julgada. Tais princípios já foram reconhecidos em julgamentos do STF (Supremo Tribunal Federal).

    Com a sanção parcial, o sistema atual da Lei da Ficha Limpa permanece inalterado. Isso significa que a contagem da inelegibilidade continua como está hoje, sem efeitos retroativos para condenações já analisadas pela Justiça. A manutenção dessas regras preserva um dos principais instrumentos de impedimento à candidatura de políticos com condenações judiciais.

    O Congresso, porém, ainda poderá rever a decisão presidencial. Para derrubar o veto, será necessária maioria simples em sessão conjunta. O apoio de pelo menos 257 votos na Câmara e 41 no Senado será crucial. Este foi o 126º veto parcial de Lula desde o início do mandato.

    Últimas

    Fiscalização aponta irregularidades em cinco de seis farmácias na fronteira

    O Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) identificou falhas graves de documentação e controle de medicamentos...

    Campo Grande lança licitação de R$ 42,5 milhões para recuperação do asfalto em 7 regiões

    O certame, marcado para 8 de janeiro, visa contratar uma empresa para a recuperação...

    Pintado de 21 kg apreendido na Piracema é doado ao Hospital da Vida em Dourados

    O peixe de 1,40 metro, que resultou em multa de R$ 33,8 mil para...

    Queda de nascimentos no Brasil se aprofunda e atinge maior redução em 20 anos

    O Brasil registrou 2,38 milhões de nascimentos em 2024, uma queda de 5,8% em...

    Relacionado

    Receita Federal desmente boato de imposto sobre aluguel para adultos que moram com os pais

    O órgão desmentiu uma notícia falsa que circulou nas redes sociais. O boato afirmava que, a partir de 2026, adultos que moram com os...

    Câmara dos Deputados aprova castração química para condenados por pedofilia

    A proposta foi aprovada nesta quinta-feira (12), com 367 votos a favor. O texto, que também cria um cadastro nacional de pedófilos, segue agora...

    MS anuncia reformas em postos fiscais para fortalecer fiscalização

    Governo do MS homologa licitações para obras que visam melhorar a infraestrutura, ampliar a fiscalização e aumentar a arrecadação O Governo de Mato Grosso do...