Concessionária de Rodovias Atinge Lucro 22% Superior ao do Ano Anterior, Atribuindo o Crescimento à Modernização do Contrato da BR-163 (MS) e Tarifas em São Paulo
A concessionária Motiva anunciou um lucro líquido ajustado de R$ 683 milhões no terceiro trimestre. Este resultado representa um aumento de 22% superior ao que a empresa registrou no mesmo período do ano passado. O balanço foi divulgado pela empresa nesta semana.
O termo “ajustado” significa que a empresa calculou o valor excluindo ganhos ou perdas que não fazem parte das atividades rotineiras da empresa, como venda de ativos ou despesas pontuais. Portanto, o valor reflete de forma mais fiel o desempenho real das operações.
Entre os principais destaques do relatório, está o impacto da modernização da concessão da BR-163, que atravessa Mato Grosso do Sul desde a divisa com Mato Grosso até o Paraná. A CCR MSVia, atual Motiva Pantanal, administrava a rodovia há 11 anos e havia sido motivo de reclamação antes da renegociação do contrato. Anteriormente, a empresa alegava prejuízo e chegou a pedir a rescisão amigável da concessão.
O documento aponta que a receita líquida ajustada cresceu 4,6% em comparação ao terceiro trimestre de 2024. Afinal, o reajuste nas tarifas cobradas pela Motiva Pantanal e pelas rodovias estaduais de São Paulo impulsionou este crescimento.
Em Mato Grosso do Sul, o resultado positivo relaciona-se à redução de 11,4% no custo caixa ajustado, o que gerou uma economia de R$ 31 milhões em despesas com pessoal. A queda é atribuída principalmente ao encerramento das operações da ViaOeste (SP) e das Barcas (RJ). Além disso, o relatório registra a diminuição de R$ 130 milhões em serviços de terceiros ligados à pavimentação nas concessionárias Motiva Pantanal, SPVias (SP) e ViaOeste (SP).
Nas rodovias administradas pela empresa, houve aumento de 1,1% na demanda, totalizando 249,9 milhões de veículos (excluindo as novas e encerradas concessões). A Motiva Pantanal, junto às concessões de São Paulo, foi apontada como uma das principais responsáveis pelo bom desempenho, graças ao maior escoamento de grãos pelo Porto de Santos.
O novo contrato da BR-163, assinado em 1º de agosto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres, prevê 29 anos de concessão, prorrogáveis por mais 20. O plano de obras está estimado em R$ 9,3 bilhões. Obras previstas incluem: 203 km de duplicação; 147 km de faixas adicionais; 23 km de marginais; cinco contornos urbanos; passagens de fauna; cobertura de internet 4G em toda a rodovia; e três pontos de parada e descanso para caminhoneiros.
A Motiva Pantanal administra 845,4 quilômetros da BR-163 em Mato Grosso do Sul, atravessando 21 municípios, incluindo Campo Grande. Finalmente, além de rodovias, a empresa também atua na administração de trilhos e aeroportos em outras regiões do país.


