spot_img
Sábado, 7 Fevereiro, 2026
More
    InícioMato Grosso do SulApós morte de dois alunos, IFMS convoca reunião de emergência para criar...

    Após morte de dois alunos, IFMS convoca reunião de emergência para criar plano de saúde mental

    Publicado há

    spot_img

    Dois adolescentes do IFMS em Campo Grande tiraram a própria vida em um intervalo de 46 dias. A instituição decretou luto oficial e convocou uma reunião para elaborar um protocolo de atendimento qualificado aos estudantes, com foco na prevenção e no acolhimento.

    Dois adolescentes que estudavam no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, tiraram a própria vida este ano. O primeiro caso ocorreu em 19 de setembro. O segundo, em 4 de novembro. O intervalo foi de apenas 46 dias.

    As mortes precoces assustam e causam tristeza, além de revolta, já que os estudantes protestaram por mais ações relacionadas à saúde mental na instituição em 10 de outubro. A unidade decretou luto oficial de três dias e reabrirá na segunda-feira (10).

    “Diante desse cenário, a Reitoria e a gestão do Campus Campo Grande iniciaram a elaboração conjunta de um plano institucional de saúde mental dos estudantes e de um protocolo de atendimento qualificado”, diz nota do IFMS. A reunião de emergência para discutir o tema foi convocada para esta quinta-feira (6).

    Falta de Suporte Psicológico

    Um estudante do 2º ano, surpreso com a suspensão das aulas, comentou sobre o atendimento psicológico disponível. “Tem uma psicóloga para quem nos encaminham quando fazemos ‘coisa errada’, geralmente. Ela só faz o primeiro atendimento e depois encaminham para outro psicólogo, por fora”, disse. O IFMS confirmou que o atendimento ocorre a partir de um “fluxo de acolhimento inicial e encaminhamento para atendimento especializado”. A expectativa é que esse fluxo seja revisto e aprimorado.

    A psicóloga Beatriz Helena de Oliveira Gonçalves defende a presença de mais profissionais da área nas escolas e a formação de todos os funcionários. “Pressão da família, pressão do Enem, de dentro da escola… São múltiplos fatores. O bullying e a comparação com as vidas que vemos na internet são outros muito importantes”, explica.

    Segundo o painel Sejusp, o número de suicídios registrados entre janeiro e outubro deste ano, apenas em Campo Grande, soma 65. Dados do Atlas da Violência mostram que Mato Grosso do Sul encerrou 2023 com a segunda maior taxa de suicídio no país.

    Últimas

    STF decide: Caixa dois eleitoral gera dupla punição no MS

    Políticos de MS que usarem caixa dois podem ser punidos na Justiça Eleitoral e Cível.

    Governo Suspende Dragagem no Rio Tapajós Após Protestos

    Decisão visa negociação com comunidades do Baixo Tapajós.

    Trump Aumenta Sanções Contra Comércio com Irã Visando Segurança Nacional

    Nova ordem executiva impõe tarifa de 25% sobre importações de países que negociarem com Teerã.

    Pentágono Rompe Laços Acadêmicos com Harvard Após Acusações de Ideologia ‘Woke’

    Decisão encerra programas militares e bolsas de estudo em meio a tensões com o governo Trump.

    Relacionado

    Carnaval Agita Mato Grosso do Sul: Folia Toma Conta de Ruas e Cidades

    Blocos de rua, feiras temáticas e shows no interior marcam o carnaval em MS. Confira a programação!

    Nova Ferrovia Impulsiona Desenvolvimento e Logística no Vale da Celulose em MS

    Projeto Sucuriú garante segurança, economia e integração para o setor de celulose sul-mato-grossense.

    Hospital Regional de MS Retoma Cirurgias Bucomaxilofaciais com Investimento do Governo

    Governo de MS investe R$ 500 mil e HRMS volta a realizar cirurgias bucomaxilofaciais pelo SUS. Pacientes terão acesso a tratamento especializado.