spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalCápsula de resgate chega a ISS para buscar astronautas presos no espaço...

    Cápsula de resgate chega a ISS para buscar astronautas presos no espaço há nove meses

    Publicado há

    spot_img

    Butch Wilmore e Suni Williams poderão iniciar o retorno para casa a partir de quarta-feira (19), segundo a Nasa

    A cápsula Dragon Endurance, desenvolvida pela SpaceX, chegou neste domingo (16) à Estação Espacial Internacional (ISS) com a missão de resgatar os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore. Pouco depois das 5h45 GMT (2h45 de Brasília), a Nasa exibiu imagens ao vivo que mostravam os recém-chegados beijando e abraçando seus colegas na estação espacial. Os dois estão isolados na estação desde junho de 2024. O lançamento da cápsula ocorreu na última sexta-feira (14) e o acoplamento com a ISS foi realizado após um percurso de 29 horas. Butch Wilmore e Suni Williams poderão iniciar o retorno para casa a partir de quarta-feira (19), segundo a Nasa. Originalmente, Williams e Wilmore estavam a bordo da cápsula Starliner, fabricada pela Boeing, com a expectativa de uma permanência de dez dias na estação. No entanto, problemas técnicos inesperados estenderam sua estadia, tornando a operação de resgate ainda mais urgente. Os problemas da Starliner, que fez seu primeiro voo tripulado, foram detectados nos sistemas de propulsão.

    A Nasa decidiu trazer de volta à Terra a nave espacial vazia da Boeing e organizar o retorno dos astronautas com as naves da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk. A situação ganhou destaque não apenas pela complexidade da missão, mas também por questões políticas que envolveram o resgate. O apoio do presidente Donald Trump e do CEO da SpaceX, Elon Musk, foi fundamental para acelerar as ações necessárias para a recuperação dos astronautas. O filantrópico, agora conselheiro de Trump, garantiu que poderia ter resgatado Wilmore e Williams há muito tempo, sem especificar como, chegando inclusive a insultar um astronauta que o acusou de mentir.

    Butch Wilmore e Suni Williams começarão agora a se preparar para o retorno. Após um período de transição de alguns dias, ambos deverão retornar à Terra ao lado do americano Nick Hague e do russo Aleksandr Gorbunov. A nova equipe de astronautas que partiu na sexta-feira do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e chegou no domingo à ISS é formada por dois astronautas da Nasa, Anne McClain e Nichole Ayers, um astronauta japonês, Takuya Onishi, e o cosmonauta russo Kirill Peskov.

    Os participantes da nova missão farão experimentos científicos e tecnológicos, incluindo testes de inflamabilidade para futuros modelos de naves espaciais e pesquisas sobre os efeitos do espaço no corpo humano. Apesar de a estadia no espaço de Butch Wilmore e Suni Williams ter sido longa, eles não superaram o recorde do astronauta americano Frank Rubio, que passou 371 dias a bordo da ISS entre 2022 e 2023, muito mais que os seis meses inicialmente previstos, devido a uma falha detectada na nave russa que deveria transportá-lo de volta. O recorde mundial de permanência no espaço pertence ao cosmonauta russo Valeri Poliakov, que retornou à Terra em 1995, depois de passar 437 dias a bordo da estação espacial Mir.

    Publicado por Sarah Paula

    *Reportagem produzida com auxílio de IA

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Câmara: Salários podem atingir R$ 77 mil com nova lei

    Senado aprova projeto que eleva salários de servidores da Câmara via gratificação. A proposta segue para sanção presidencial.

    Programa ‘Gás do Povo’ Aprovado no Senado

    Senado aprova programa que deve beneficiar 17 milhões de famílias com gás de cozinha gratuito.

    STF libera emendas de Ramagem e Eduardo Bolsonaro

    Ministro Dino autoriza suplentes a usarem emendas, mas nega pedido para Zambelli.

    Bolsonaro e aliados: STM julga perda de patentes

    Ministério Público Militar pede ao STM a cassação de patentes de Bolsonaro e aliados por crimes contra a democracia.

    Relacionado

    Câmara dos EUA aprova pacote de US$ 1,2 trilhão

    Pacote evita paralisação do governo até setembro. Trump deve assinar.

    Clinton depõe sobre Epstein: Evita desacato nos EUA

    Bill e Hillary Clinton concordam em depor sobre Jeffrey Epstein. Decisão evita votação por desacato no Congresso.

    Menino de 13 anos nada por socorro e salva família na Austrália

    Após temporal afastar família da costa, adolescente nadou 4 km e buscou ajuda. Ato heróico garantiu o resgate.