spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalCriação de Estado palestino seria ‘enorme recompensa ao terrorismo’, diz Netanyahu

    Criação de Estado palestino seria ‘enorme recompensa ao terrorismo’, diz Netanyahu

    Publicado há

    spot_img

    Comunicado do governo israelense aponta que ‘nenhuma entidade palestina’ condenou o ataque do Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023, que desencadeou a guerra na Faixa de Gaza

    O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou, durante uma conversa telefônica nesta terça-feira (15), ao presidente francês, Emmanuel Macron, que a criação de um Estado palestino seria “uma enorme recompensa ao terrorismo”, indicaram seus serviços. Em uma mensagem no X, o presidente francês afirmou, por sua vez, que havia pedido a Netanyahu que reabrisse uma “perspectiva de solução política de dois Estados”. Nos últimos dias, Macron mencionou diversas vezes a possibilidade de que a França reconheça um Estado palestino em junho. “Durante a conversa, o primeiro-ministro se opôs firmemente à criação de um Estado Palestino, dizendo que seria uma enorme recompensa para o terrorismo”, declarou o gabinete de Netanyahu em um comunicado.

    “O primeiro-ministro disse ao presidente francês que um Estado palestino estabelecido a poucos minutos de cidades israelenses se tornaria um bastião do terrorismo iraniano”, acrescentou. O comunicado também apontou que “nenhuma entidade palestina” condenou o ataque do Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023, que desencadeou a guerra na Faixa de Gaza. Macron disse ter transmitido a Netanyahu que o “calvário” dos civis em Gaza deve “terminar” e pediu um cessar-fogo, a libertação de todos os reféns e “a abertura de todos os pontos de passagem para a ajuda humanitária”.

    “É nesse contexto que estou sugerindo a Conferência de junho” que a França copresidirá na ONU com a Arábia Saudita, “levando em conta os interesses de segurança de Israel e de todos na região”, acrescentou. A conferência deve “desencadear uma série de reconhecimentos” de um Estado palestino, assim como do Estado de Israel por parte de vários países árabes, com o objetivo de iniciar uma dinâmica de paz na região, explicou na segunda-feira. Quase 150 países reconhecem o Estado palestino. Em maio de 2024, Irlanda, Noruega e Espanha deram o mesmo passo, seguidos pela Eslovênia em junho.

    *Com informações da AFP
    Publicado por Fernando Dias

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Câmara: Salários podem atingir R$ 77 mil com nova lei

    Senado aprova projeto que eleva salários de servidores da Câmara via gratificação. A proposta segue para sanção presidencial.

    Programa ‘Gás do Povo’ Aprovado no Senado

    Senado aprova programa que deve beneficiar 17 milhões de famílias com gás de cozinha gratuito.

    STF libera emendas de Ramagem e Eduardo Bolsonaro

    Ministro Dino autoriza suplentes a usarem emendas, mas nega pedido para Zambelli.

    Bolsonaro e aliados: STM julga perda de patentes

    Ministério Público Militar pede ao STM a cassação de patentes de Bolsonaro e aliados por crimes contra a democracia.

    Relacionado

    Câmara dos EUA aprova pacote de US$ 1,2 trilhão

    Pacote evita paralisação do governo até setembro. Trump deve assinar.

    Clinton depõe sobre Epstein: Evita desacato nos EUA

    Bill e Hillary Clinton concordam em depor sobre Jeffrey Epstein. Decisão evita votação por desacato no Congresso.

    Menino de 13 anos nada por socorro e salva família na Austrália

    Após temporal afastar família da costa, adolescente nadou 4 km e buscou ajuda. Ato heróico garantiu o resgate.