spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalEstado de saúde do papa Francisco é ‘estável’, informa o Vaticano

    Estado de saúde do papa Francisco é ‘estável’, informa o Vaticano

    Publicado há

    spot_img

    ‘A radiografia de tórax realizada ontem [terça-feira] confirmou radiologicamente as melhorias registradas nos dias anteriores’, acrescentou a Santa Sé

    O estado de saúde do papa Francisco, hospitalizado desde 14 de fevereiro por problemas respiratórios, permaneceu “estável” nesta quarta-feira (12), de acordo com o último boletim médico divulgado pelo Vaticano. “A radiografia de tórax realizada ontem [terça-feira] confirmou radiologicamente as melhorias registradas nos dias anteriores”, acrescentou a Santa Sé.

    Na segunda-feira, os médicos afirmaram que o prognóstico do jesuíta argentino de 88 anos, que sofre de um pneumonia bilateral, já não era mais reservado e que sua vida não corria perigo iminente. Desde sua suíte no décimo andar do hospital Gemelli de Roma, o pontífice continuou com a fisioterapia respiratória e motora.

    Durante a noite, uma máscara que cobre nariz e boca o ajuda a respirar e lhe fornece oxigênio, substituído durante o dia por uma cânula nasal de alto fluxo, um suporte mais leve. Como nos últimos dias, a Santa Sé informou que o primeiro papa latino-americano recebeu a eucaristia, rezou e participou à distância dos exercícios espirituais organizados no Vaticano para a Quaresma.

    Os médicos ainda não anunciaram quando o líder espiritual de 1,4 bilhão de católicos no mundo poderá deixar o hospital. Na segunda-feira, explicaram que ele deveria permanecer internado “mais alguns dias”.

    O papa Francisco, hospitalizado desde 14 de fevereiro com pneumonia bilateral, está fora de perigo iminente, segundo seus médicos, mas ainda não se sabe quando o jesuíta argentino, de 88 anos, receberá alta.

    Francisco foi internado no Hospital Gemelli, em Roma, com bronquite, mas o Vaticano informou posteriormente que ele sofria de pneumonia em ambos os pulmões, com um quadro clínico “complexo”. Durante a internação, sofreu diversas crises respiratórias que provocaram temor por sua vida. Em 22 de fevereiro, o papa “teve uma crise asmática prolongada” e também recebeu uma transfusão de sangue devido a uma “trombocitopenia (diminuição das plaquetas) associada a uma anemia”.

    Seis dias depois, ele sofreu uma “crise isolada de broncoespasmo” — uma contração dos músculos que revestem os brônquios — que o fez “vomitar com a inalação” e piorou sua condição. Em 3 de março, Francisco sofreu “dois episódios de insuficiência respiratória aguda”, causados “por um acúmulo significativo de muco endobrônquico e o broncoespasmo resultante”.

    Os médicos realizaram duas “broncoscopias” para aspirar as “secreções abundantes”, disse a Santa Sé. Desde então, ele recebe oxigênio por meio de uma cânula nasal durante o dia e uma máscara cobre seu nariz e boca à noite.

    O primeiro papa latino-americano saiu do prognóstico “reservado” na segunda-feira, com base em uma “boa resposta” ao tratamento, na ausência de febre e em seus exames de sangue, de acordo com médicos. “A radiografia de tórax realizada ontem [terça-feira] confirmou radiologicamente as melhorias registradas nos dias anteriores”, acrescentou nesta quarta-feira o último boletim médico divulgado pela Santa Sé.

    O Vaticano continua cauteloso e não comentou sobre uma possível data de alta. “Devido à complexidade do quadro clínico e ao significativo quadro infeccioso presente no momento da internação, será necessário continuar a terapia farmacológica no hospital por mais alguns dias”, afirmou o boletim médico de segunda-feira.

    Uma fonte do Vaticano pediu cautela naquele dia, afirmando que “embora não exista perigo iminente”, “a pneumonia ainda não acabou”. O papa Francisco realiza exercícios de fisioterapia respiratória e motora todos os dias.

    Em seu apartamento no décimo andar do Hospital Gemelli, o pontífice recebe poucas visitas e trabalha quando sua condição permite. Seu secretário de Estado, o cardeal italiano Pietro Parolin, e o arcebispo venezuelano Edgar Peña Parra — número dois e três na Santa Sé, respectivamente — estão entre os poucos que o visitam. Todas as manhãs ele recebe a Eucaristia e reza na capela particular de seu apartamento. Nos últimos dias, ele tem acompanhado remotamente os exercícios espirituais da Quaresma organizados no Vaticano.

    Desde sua hospitalização, o Vaticano fornece atualizações sobre sua condição: uma breve declaração sobre como passou a noite por volta das 7h00 GMT (4h00 no horário de Brasília) e um boletim médico mais detalhado sobre sua evolução às 18h00 GMT (15h00 no horário de Brasília).

    Desde 7 de março, este boletim é divulgado em dias alternados. O próximo está marcado para esta quarta-feira. O papa, natural do bairro portenho de Flores, em Buenos Aires, ainda não apareceu em público, nem foram publicadas imagens dele, como costumava acontecer em internações anteriores. Na última quinta-feira, o Vaticano divulgou uma mensagem de áudio do papa, gravada por sua própria iniciativa, na qual ele agradeceu aos fiéis pelas orações, com a voz cansada.

    Esta hospitalização é a quarta e mais longa desde sua eleição em 2013. Em 2021, ele ficou hospitalizado por 10 dias para uma cirurgia de cólon. Em março de 2023, ele passou três dias com bronquite, e outros dez dias em junho, quando passou por uma cirurgia de hérnia abdominal.

    Francisco também está acima do peso e sofre de dores nos joelhos, o que o obriga a usar uma cadeira de rodas desde 2022. Aos 21 anos, Francisco quase morreu de pleurisia e teve que remover o lobo superior do pulmão direito. Ele começou a usar um aparelho auditivo recentemente e revelou que fez uma cirurgia de catarata em 2019.

    *Com informações da AFP
    Publicado por Carolina Ferreira

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Câmara: Salários podem atingir R$ 77 mil com nova lei

    Senado aprova projeto que eleva salários de servidores da Câmara via gratificação. A proposta segue para sanção presidencial.

    Programa ‘Gás do Povo’ Aprovado no Senado

    Senado aprova programa que deve beneficiar 17 milhões de famílias com gás de cozinha gratuito.

    STF libera emendas de Ramagem e Eduardo Bolsonaro

    Ministro Dino autoriza suplentes a usarem emendas, mas nega pedido para Zambelli.

    Bolsonaro e aliados: STM julga perda de patentes

    Ministério Público Militar pede ao STM a cassação de patentes de Bolsonaro e aliados por crimes contra a democracia.

    Relacionado

    Câmara dos EUA aprova pacote de US$ 1,2 trilhão

    Pacote evita paralisação do governo até setembro. Trump deve assinar.

    Clinton depõe sobre Epstein: Evita desacato nos EUA

    Bill e Hillary Clinton concordam em depor sobre Jeffrey Epstein. Decisão evita votação por desacato no Congresso.

    Menino de 13 anos nada por socorro e salva família na Austrália

    Após temporal afastar família da costa, adolescente nadou 4 km e buscou ajuda. Ato heróico garantiu o resgate.