spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalEUA informam que conversa com o Irã sobre programa nuclear foi ‘um...

    EUA informam que conversa com o Irã sobre programa nuclear foi ‘um passo à frente’ para negociações

    Publicado há

    spot_img

    O enviado especial para o Oriente Médio, Steve Witkoff, disse que ‘recebeu instruções do presidente Trump para resolver, se possível, as diferenças entre as duas nações por meio do diálogo e da diplomacia’

    A Casa Branca declarou que as conversas diplomáticas realizadas neste sábado (12) entre Estados Unidos e Irã foram “positivas e construtivas” e um “passo à frente para obter um resultado mutuamente benéfico”. Durante a reunião realizada em Mascate (Omã) entre o enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, e o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, o norte-americano reiterou ao iraniano que “recebeu instruções do presidente (Donald) Trump para resolver, se possível, as diferenças entre as duas nações por meio do diálogo e da diplomacia”, explicou o gabinete presidencial dos EUA em breve comunicado.

    “As conversas foram muito positivas e construtivas, e os Estados Unidos estão profundamente agradecidos ao Sultanato de Omã pelo seu apoio a esta iniciativa”, continua o texto sobre a reunião, que Teerã já indicou que durou cerca de duas horas e meia e que disse ter ocorrido em uma “atmosfera construtiva”.

    “Essas questões são muito complexas, e a comunicação direta do enviado especial Witkoff hoje representou um passo confirmado na obtenção de um resultado subsidiário benéfico”, concluiu a declaração, observando que, como o país islâmico já anunciou, os dois lados se reunirão novamente no próximo sábado, 19 de abril, em Mascate.

    Antes da declaração dos EUA, o Ministério das Relações Exteriores do Irã informou que Araqchi e Witkoff “compartilharam as posições de seus respectivos governos” sobre o programa nuclear iraniano e as avaliações dos EUA “em uma atmosfera construtiva, baseada no respeito mútuo”. Durante as conversas, os dois lados sentaram-se em salas separadas e trocaram quatro mensagens por meio do ministro das Relações Exteriores de Omã, Badr bin Hamad al Busaidi, apesar da insistência de Washington de que as comunicações seriam “diretas”.

    Por sua vez, os EUA enfatizaram que queriam ampliar o espectro das negociações para incluir também os sistemas de mísseis de Teerã e seu apoio a grupos regionais, como os houthis do Iêmen e o terrorista libanês Hezbollah, enquanto o Irã indicou que queria limitar o foco ao seu programa nuclear. Essas diferenças ocorreram depois que o próprio presidente dos EUA, Donald Trump, alertou várias vezes sobre possíveis ataques ao Irã se os aiatolás não concordassem em negociar um acordo.

    *Com informações da EFE
    Publicado por Carolina Ferreira

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Câmara: Salários podem atingir R$ 77 mil com nova lei

    Senado aprova projeto que eleva salários de servidores da Câmara via gratificação. A proposta segue para sanção presidencial.

    Programa ‘Gás do Povo’ Aprovado no Senado

    Senado aprova programa que deve beneficiar 17 milhões de famílias com gás de cozinha gratuito.

    STF libera emendas de Ramagem e Eduardo Bolsonaro

    Ministro Dino autoriza suplentes a usarem emendas, mas nega pedido para Zambelli.

    Bolsonaro e aliados: STM julga perda de patentes

    Ministério Público Militar pede ao STM a cassação de patentes de Bolsonaro e aliados por crimes contra a democracia.

    Relacionado

    Câmara dos EUA aprova pacote de US$ 1,2 trilhão

    Pacote evita paralisação do governo até setembro. Trump deve assinar.

    Clinton depõe sobre Epstein: Evita desacato nos EUA

    Bill e Hillary Clinton concordam em depor sobre Jeffrey Epstein. Decisão evita votação por desacato no Congresso.

    Menino de 13 anos nada por socorro e salva família na Austrália

    Após temporal afastar família da costa, adolescente nadou 4 km e buscou ajuda. Ato heróico garantiu o resgate.