spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalGoverno de Portugal cai após primeiro-ministro perder moção de confiança no Parlamento

    Governo de Portugal cai após primeiro-ministro perder moção de confiança no Parlamento

    Publicado há

    spot_img

    O resultado abre as portas para eleições legislativas, que seriam as terceiras em menos de quatro anos, se o presidente Marcelo Rebelo de Sousa decidir dissolver a Câmara

    Envolvido em uma polêmica por um suposto conflito de interesse, o primeiro-ministro de Portugal, Luis Montenegro, perdeu nesta terça-feira (11) uma moção de confiança no Parlamento, o que provocou a queda do governo e abre caminho para a possibilidade de eleições antecipadas. A moção foi rechaçada pelos votos dos socialistas, o principal partido da oposição, da legenda de extrema direita Chega! e dos deputados da extrema esquerda.

    Esse resultado abre as portas para eleições legislativas, que seriam as terceiras em menos de quatro anos, se o presidente Marcelo Rebelo de Sousa decidir dissolver a Câmara. O governo tentou, “até a última hora, evitar a criação de eleições antecipadas no horizonte dos portugueses”, declarou Montenegro na saída do Parlamento.

    Na segunda-feira, os socialistas anunciaram a apresentação de um pedido formal de criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) sobre o possível conflito de interesse que colocou o primeiro-ministro no olho do furacão. Na segunda, Montenegro fez chegar uma série de respostas por escrito às perguntas da oposição. “Não basta para dissipar as suspeitas”, lhe respondeu o secretário-geral do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos.

    Montenegro, de 52 anos e presidente do Partido Social-Democrata (PSD, centro-direita), governava sem maioria absoluta e foi atingido por vários escândalos. O principal deles tem a ver com uma empresa de prestação de serviços, de propriedade de sua esposa e filhos, que tem contratos com várias empresas privadas. Entre elas está um grupo sujeito a concessões públicas.

    Desde que essas revelações vieram à tona, o chefe de governo, que já superou no passado duas moções de censura, anunciou que a empresa familiar ficaria exclusivamente nas mãos dos seus filhos. Uma eventual dissolução do parlamento provocaria a realização de eleições gerais antecipadas que, caso aconteçam, seriam realizadas em 11 ou 18 de maio, segundo o presidente.

    Montenegro afirma que não cometeu nenhuma irregularidade e anunciou que, em caso de antecipação das eleições, será candidato. O dirigente de centro-direita chegou ao poder em abril de 2024, depois que seu antecessor, o socialista António Costa, apresentou sua renúncia em novembro de 2023, investigado por um suposto caso de tráfico de influência.

    Costa sempre negou qualquer irregularidade e foi eleito presidente do Conselho Europeu em junho. A extrema direita do Chega! tornou-se a terceira força do Parlamento nas eleições legislativas de março do ano passado, quando passou de 12 para 50 cadeiras com 18% dos votos.

    *Com informações da AFP
    Publicado por Carolina Ferreira

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Rodrigo de Castro assume União Brasil em MG e Pacheco pode se filiar

    Mudança facilita filiação do senador Rodrigo Pacheco. Aliança com Lula em Minas ganha força.

    Santos Empata Clássico e Segue Sem Vencer no Brasileirão

    Peixe e São Paulo ficam no 1 a 1 na Vila Belmiro. Torcida protesta contra diretoria e técnico.

    Flamengo e Internacional empatam em 1 a 1 no Maracanã

    Em jogo disputado, Flamengo e Internacional ficam no empate pela 2ª rodada do Brasileirão.

    TCU investiga Correios por dívida de R$7,6 bilhões com o Postalis

    Tribunal de Contas da União apura supostas irregularidades financeiras na estatal.

    Relacionado

    Homem é condenado à prisão perpétua por tentar matar Trump

    Ryan Routh tentou assassinar Donald Trump em 2024. O crime ocorreu em um campo de golfe na Flórida.

    Putin e Xi Discutem Cooperação e Críticas aos EUA em Videoconferência

    Líderes da Rússia e China reforçam laços econômicos e trocam avaliações sobre política global.

    EUA Retiram Agentes de Imigração Após Assassinatos em Minnesota

    Czar da fronteira anuncia a medida após protestos e indignação pública.