spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalIrã diz que considera negociação com os EUA sobre militarização de programa...

    Irã diz que considera negociação com os EUA sobre militarização de programa nuclear

    Publicado há

    spot_img

    Segundo declaração da missão do Irã nas Nações Unidas no X, as conversas poderiam ser viáveis se o foco for a militarização, mas não se a intenção for desmantelar o programa nuclear do Irã

    O Irã manifestou sua disposição para dialogar com os Estados Unidos a respeito de preocupações relacionadas à militarização de seu programa nuclear, conforme divulgado pela missão do país na ONU. Segundo a declaração, as conversas poderiam ser viáveis se o foco for a militarização, mas não se a intenção for desmantelar o programa nuclear do Irã.

    “Se o objetivo das negociações é abordar preocupações em relação a qualquer potencial militarização do programa nuclear do Irã, tais discussões podem estar sujeitas a consideração”, diz postagem da missão do Irã nas Nações Unidas no X, deste domingo (9). “No entanto, se o objetivo for o desmantelamento do programa nuclear pacífico do Irã para alegar que o que Obama falhou em alcançar já foi alcançado, tais negociações nunca ocorrerão”, acrescenta.

    A publicação se referia ao acordo nuclear formalmente conhecido como Plano de Ação Global Conjunto (JCPOA), firmado entre Teerã e as principais potências em 2015, sob os auspícios do então presidente dos EUA, Barack Obama (2009-2021). O acordo ofereceu alívio de sanções contra o Irã em troca de limites em suas atividades nucleares. Em 2018, Trump abandonou a medida durante seu primeiro mandato (2017-2021) e restabeleceu as sanções radicais contra o Irã.

    A declaração surge após a negativa do líder supremo iraniano, Ali Khamenei, que se opõe a negociações com os EUA. Khamenei acredita que tais diálogos têm como objetivo impor limitações ao programa de mísseis do Irã, o que ele considera inaceitável. A questão da militarização do programa nuclear iraniano tem sido um ponto de tensão nas relações entre o Irã e os Estados Unidos.

    O governo iraniano busca garantir que seu programa nuclear permaneça dentro de um escopo pacífico, enquanto os EUA expressam preocupações sobre possíveis desdobramentos militares. Recentemente, o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, havia enviado uma carta a Khamenei, propondo um novo acordo.

    *Reportagem produzida com auxílio de IA

    Publicado por Carol Santos

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Câmara: Salários podem atingir R$ 77 mil com nova lei

    Senado aprova projeto que eleva salários de servidores da Câmara via gratificação. A proposta segue para sanção presidencial.

    Programa ‘Gás do Povo’ Aprovado no Senado

    Senado aprova programa que deve beneficiar 17 milhões de famílias com gás de cozinha gratuito.

    STF libera emendas de Ramagem e Eduardo Bolsonaro

    Ministro Dino autoriza suplentes a usarem emendas, mas nega pedido para Zambelli.

    Bolsonaro e aliados: STM julga perda de patentes

    Ministério Público Militar pede ao STM a cassação de patentes de Bolsonaro e aliados por crimes contra a democracia.

    Relacionado

    Câmara dos EUA aprova pacote de US$ 1,2 trilhão

    Pacote evita paralisação do governo até setembro. Trump deve assinar.

    Clinton depõe sobre Epstein: Evita desacato nos EUA

    Bill e Hillary Clinton concordam em depor sobre Jeffrey Epstein. Decisão evita votação por desacato no Congresso.

    Menino de 13 anos nada por socorro e salva família na Austrália

    Após temporal afastar família da costa, adolescente nadou 4 km e buscou ajuda. Ato heróico garantiu o resgate.