spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalLíderes internacionais reagem à morte de papa Francisco

    Líderes internacionais reagem à morte de papa Francisco

    Publicado há

    spot_img

    Pontícife morreu nesta segunda-feira (21), em Roma

    Líderes de vários países lamentaram a morte do papa Francisco nesta segunda-feira (21). A Casa Branca expressou suas condolências no X. “Descanse em paz, papa Francisco”, publicou a presidência dos Estados Unidos.

    O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, também utilizou o X para lamentar a morte do pontífice. “Lamento o falecimento do Papa Francisco. Seu compromisso com a paz, a justiça social e os mais vulneráveis deixa um legado profundo”, escreveu.

    O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, destacou os esforços de Francisco. “Profundamente entristecido ao saber da morte de Sua Santidade papa Francisco. Seus incansáveis esforços para promover um mundo que seja mais justo para todos deixarão um legado duradouro”, disse ele.

    O presidente da França, Emmanuel Macron, também falou sobre a importância de Francisco para o mundo. “De Buenos Aires a Roma, o papa Francisco queria que a igreja trouxesse alegria e esperança aos mais pobres. Que unisse os seres humanos entre si e com a natureza. Que tal esperança possa ressurgir perpetuamente além dele.”

    O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, disse que “o papa Francisco sempre será lembrado como um farol de compaixão, humildade e coragem espiritual por milhões de pessoas ao redor do mundo”.

    A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, afirmou que a notícia da morte a entristeceu profundamente. “Perdemos um grande homem e um grande pastor. Tive o privilégio de desfrutar de sua amizade, de seus conselhos e de seus ensinamentos, que nunca faltaram nem mesmo nos momentos de provação e sofrimento”, disse ela.

    A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, também destacou os feitos de papa Francisco. “O mundo lamenta a partida do papa Francisco. Ele inspirou milhões, muito além da Igreja Católica, com sua humildade e amor tão puro pelos menos afortunados”, publicou ela.

    Os oponentes Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky também homenagearam o papa. O presidente russo definiu Francisco como  um “defensor consistente dos altos valores do humanismo e da justiça”.

    O presidente da Ucrânia disse que seu país se une a todos os católicos e cristãos pela lembrança do legado de Francisco. “Ele rezou pela paz na Ucrânia e pelos ucranianos.”

    O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama também lamentou a morte do papa Francisco. Em comunicado, ele destacou que o pontífice foi “um líder raro que nos fazia querer ser pessoas melhores”.

    “Em sua humildade e em seus gestos ao mesmo tempo simples e profundos – abraçando os doentes, acolhendo os sem-teto, lavando os pés de jovens prisioneiros – ele nos sacudiu da complacência e nos lembrou de que todos estamos ligados por obrigações morais para com Deus e uns com os outros”.

    O rei Charles III declarou que estava “profundamente triste” com a morte do papa Francisco, que serviu ao mundo com “devoção durante toda a sua vida”.

    O monarca britânico disse que seu “coração pesado” estava “um pouco aliviado” pelo fato de o pontífice ter conseguido, no domingo, “compartilhar uma mensagem de Páscoa com a Igreja e o mundo ao qual serviu com devoção durante toda a sua vida”.

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Câmara: Salários podem atingir R$ 77 mil com nova lei

    Senado aprova projeto que eleva salários de servidores da Câmara via gratificação. A proposta segue para sanção presidencial.

    Programa ‘Gás do Povo’ Aprovado no Senado

    Senado aprova programa que deve beneficiar 17 milhões de famílias com gás de cozinha gratuito.

    STF libera emendas de Ramagem e Eduardo Bolsonaro

    Ministro Dino autoriza suplentes a usarem emendas, mas nega pedido para Zambelli.

    Bolsonaro e aliados: STM julga perda de patentes

    Ministério Público Militar pede ao STM a cassação de patentes de Bolsonaro e aliados por crimes contra a democracia.

    Relacionado

    Câmara dos EUA aprova pacote de US$ 1,2 trilhão

    Pacote evita paralisação do governo até setembro. Trump deve assinar.

    Clinton depõe sobre Epstein: Evita desacato nos EUA

    Bill e Hillary Clinton concordam em depor sobre Jeffrey Epstein. Decisão evita votação por desacato no Congresso.

    Menino de 13 anos nada por socorro e salva família na Austrália

    Após temporal afastar família da costa, adolescente nadou 4 km e buscou ajuda. Ato heróico garantiu o resgate.