spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalMéxico dará ‘resposta integral’ às tarifas de Trump e pede ‘tratamento preferencial’...

    México dará ‘resposta integral’ às tarifas de Trump e pede ‘tratamento preferencial’ para carros

    Publicado há

    spot_img

    Secretário da Economia mexicano, Marcelo Ebrard detalhou que o país envia quase 3 milhões de carros para os Estados Unidos e fornece 40% das peças automotivas consumidas no país

    O governo do México disse, nesta quinta-feira (27) que dará uma “resposta integral” às tarifas anunciadas pelo presidente americano, Donald Trump, e que buscará um “tratamento preferencial” para a vital indústria automobilística. A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, disse que essa resposta englobará as tarifas sobre o aço e o alumínio, sobre os carros estrangeiros e as chamadas “tarifas recíprocas”, que se prevê que Trump anuncie em 2 de abril. A mandatária afirmou que dará uma “resposta integral” em 3 de abril, quando as medidas de Washington serão conhecidas com maiores detalhes. “Isso não quer dizer que as portas do trabalho com os Estados Unidos se fecham”, detalhou. Sheinbaum disse que no acordo de livre comércio T-MEC com os Estados Unidos e Canadá “não deve haver tarifas”, pois essa é “a essência do tratado comercial”.

    “Ainda há espaços de prática de colaboração, de negociações que estamos tendo”, acrescentou. Em uma videochamada em Washington, o secretário da Economia mexicano, Marcelo Ebrard, disse que nas conversas com funcionários americanos se buscará “um tratamento preferencial” para o México para reduzir o impacto na economia mexicana, fortemente dependente dos EUA.

    “Se iremos a um sistema de tarifas tão altos, o que temos que buscar é um tratamento preferencial para o México”, afim de “proteger nossos empregos e a atividade econômica do México”, disse. O funcionário detalhou que o México envia quase 3 milhões de carros para os Estados Unidos e fornece 40% das peças automotivas consumidas no país. O México envia pouco mais de 80% das suas exportações para os Estados Unidos através do acordo de livre comércio T-MEC, que foi assinado no primeiro mandato de Trump. Diversos analistas alertaram que caso as tarifas sejam impostas como o governo Trump propõe, a economia mexicana, a segunda maior da América Latina, poderia entrar em recessão.

    *Com informações da AFP
    Publicado por Fernando Dias

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Câmara: Salários podem atingir R$ 77 mil com nova lei

    Senado aprova projeto que eleva salários de servidores da Câmara via gratificação. A proposta segue para sanção presidencial.

    Programa ‘Gás do Povo’ Aprovado no Senado

    Senado aprova programa que deve beneficiar 17 milhões de famílias com gás de cozinha gratuito.

    STF libera emendas de Ramagem e Eduardo Bolsonaro

    Ministro Dino autoriza suplentes a usarem emendas, mas nega pedido para Zambelli.

    Bolsonaro e aliados: STM julga perda de patentes

    Ministério Público Militar pede ao STM a cassação de patentes de Bolsonaro e aliados por crimes contra a democracia.

    Relacionado

    Câmara dos EUA aprova pacote de US$ 1,2 trilhão

    Pacote evita paralisação do governo até setembro. Trump deve assinar.

    Clinton depõe sobre Epstein: Evita desacato nos EUA

    Bill e Hillary Clinton concordam em depor sobre Jeffrey Epstein. Decisão evita votação por desacato no Congresso.

    Menino de 13 anos nada por socorro e salva família na Austrália

    Após temporal afastar família da costa, adolescente nadou 4 km e buscou ajuda. Ato heróico garantiu o resgate.