spot_img
Quinta-feira, 5 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalPela primeira vez Trump sobe o tom com a Rússia

    Pela primeira vez Trump sobe o tom com a Rússia

    Publicado há

    spot_img

    Após semanas de benevolência com o Rússia, o presidente Donald Trump cogita sancionar o país como forma de acabar a guerra

    A posição nada ortodoxa adotada pela nova administração norte-americana em relação ao desfecho da guerra na Ucrânia, ocasionou inúmeras críticas da sociedade civil norte-americana, a imprensa do país e os principais aliados europeus. A quebra tão clara da conduta histórica adotada pelos Estados Unidos, fez com que questionamentos surgissem acerca das reais intenções de Donald Trump com tal aproximação aos russos.

    A nova doutrina geopolítica defendida pelo republicano, parece ter como claro objetivo manter o continente americano sob a esfera de influência dos Estados Unidos, enquanto a Europa, poderia facilmente recair sob as vontades do Kremlin. Essa posição contraditória, teve sua maior exposição durante a discussão no Salão Oval, protagonizada pelo presidente norte-americano, seu vice-presidente e o presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky.

    As repercussões no continente europeu foram dramáticas, ocasionando uma série de reuniões emergenciais em Londres, Paris e Bruxelas, buscando reverter o atual cenário. Mesmo com a decisão de ingressar em uma jornada rumo ao rearmamento continental, o caminho instável e tortuoso até a sonhada paz, eleva as preocupações dos líderes europeus. As relações claramente abaladas entre os dois lados do Atlântico, fazem com que a cobrança sobre o futuro da Ucrânia recaia nos colos de novas lideranças com menos dinheiro em caixa, e mais preocupações sobre as possibilidades de uma guerra generalizada contra a Rússia.

    Em meio às críticas e indefinições de um problema complexo, Donald Trump, anunciou a possibilidade de sancionar a Rússia e aplicar tarifas duras ao país enquanto a paz não for alcançada no Leste europeu. A mudança de tom repentina, fez com que mais uma vez, múltiplas teorias aparecessem sobre a real intenção de um movimento inesperado. 

    Indubitavelmente, Donald Trump é um exímio negociador, já que toda sua fortuna construída no mercado imobiliário e em diversos outros setores, foi baseada na sua capacidade de conseguir o melhor negócio para seu próprio benefício. Apesar de muitas de suas táticas de negociação serem questionáveis por seu compasso moral, seu objetivo de alcançar um acordo mais vantajoso é quase sempre bem-sucedido. Muitas pessoas, inclusive os maiores especialistas na forma como Trump governou e governa, acreditam que essa nova manobra, seja apenas uma etapa de sua complexa tática de negociação para ter o triunfo da resolução da guerra, e um grande lucro geoestratégico e financeiro para os Estados Unidos. 

    Provavelmente na próxima semana, o acordo de exploração minerais de terras-raras na Ucrânia seja assinado entre ucranianos e norte-americanos, dando acesso aos Estados unidos, a centenas de bilhões de dólares em recursos minerais que serão cada vez mais importantes na economia global.

    Considerando, que a Rússia controla e controlará pelo menos 20% do próspero solo ucraniano, ameaçá-los com sanções pode significar um maior poder de barganha, quando no futuro, russos e norte-americanos de fato controlarem, a mais pobre nação do Leste europeu. Muitas incógnitas serão reveladas nos próximos dias, mas conhecendo a maneira como atua o magnata de Nova York, muitas de suas falas enfáticas, são apenas alguns movimentos previamente pensados no vasto tabuleiro de xadrez da geopolítica mundial.

    *Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Tratado Nuclear EUA-Rússia Expira: Ameaça à Segurança Global Aumenta

    Acordo Novo START, crucial para o controle de armas nucleares, chega ao fim. Mundo teme escalada.

    Estado Islâmico Ameaça o Mundo: ONU Alerta para Crescimento e Uso de IA

    Grupo terrorista expande atuação globalmente, com foco na África e uso crescente de tecnologia.

    Atendimento Odontológico Gratuito no MS: Saiba Como Acessar

    SUS oferece tratamento odontológico completo, da atenção básica a hospitais, em Mato Grosso do Sul.

    e-Título: Guia para Justificar seu Voto em MS

    Eleitor de MS, aprenda a usar o e-Título para justificar a ausência no dia da eleição. Evite multas e garanta seus direitos!

    Relacionado

    Tratado Nuclear EUA-Rússia Expira: Ameaça à Segurança Global Aumenta

    Acordo Novo START, crucial para o controle de armas nucleares, chega ao fim. Mundo teme escalada.

    Estado Islâmico Ameaça o Mundo: ONU Alerta para Crescimento e Uso de IA

    Grupo terrorista expande atuação globalmente, com foco na África e uso crescente de tecnologia.

    Homem é condenado à prisão perpétua por tentar matar Trump

    Ryan Routh tentou assassinar Donald Trump em 2024. O crime ocorreu em um campo de golfe na Flórida.