spot_img
Quinta-feira, 5 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalPrefeito detido de Istambul, principal opositor de Erdogan, é designado candidato à...

    Prefeito detido de Istambul, principal opositor de Erdogan, é designado candidato à presidência da Turquia

    Publicado há

    spot_img

    Imamoglu, 53 anos, foi preso no domingo e acusado de “corrupção”, quatro dias após sua detenção, que desencadeou os maiores protestos no país em mais de uma década

    O prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu, suspenso de suas funções e preso desde domingo, foi oficialmente designado candidato para as próximas eleições presidenciais, em 2028, por seu partido. O Partido Republicano do Povo (CHP, social-democrata), principal força de oposição, decidiu prosseguir com as primárias no domingo. Imamoglu, principal opositor do presidente Recep Tayyip Erdogan, era o único candidato. Imamoglu, 53 anos, foi preso no domingo e acusado de “corrupção”, quatro dias após sua detenção, que desencadeou os maiores protestos no país em mais de uma década. Para evitar distúrbios, o governo municipal estendeu a proibição de reuniões até a noite de quarta-feira. E também anunciou restrições para pessoas que possam participar das manifestações entrarem na cidade, sem informar como implementaria a medida.

    A onda de contestação é inédita desde as grandes manifestações, iniciadas no parque Gezi de Istambul, e que sacudiram o país em 2013. A rede social X denunciou, neste domingo, que as autoridades turcas pediram o bloqueio de mais de 700 contas na plataforma.  “Nós nos opomos às múltiplas ordens judiciais da Autoridade Turca de Tecnologias da Informação e da Comunicação para bloquear mais de 700 contas de organizações de notícias, jornalistas, personalidades políticas, estudantes e outros dentro da Turquia”, informou a plataforma em um comunicado. “Acreditamos que esta decisão do governo turno não apenas é ilegal, mas também impede que milhões de usuários turcos tenham acesso à informação e ao debate político em seu país”, acrescentou o X. Centenas de pessoas foram detidas em pelo menos nove cidades durante os protestos, segundo as autoridades.

    Imamoglu foi transferido para a prisão de Silivri, a oeste de Istambul, junto com vários coacusados, informaram seu partido e meios de comunicação turcos. O prefeito, que denunciou desde o início acusações “imorais e sem fundamento” contra ele, também foi suspenso de suas funções neste domingo, anunciaram as autoridades. “Ekrem Imamoglu está a caminho da prisão, mas também da Presidência”, declarou o líder do CHP, Özgur Özel. Erdogan, que está no poder há mais de duas décadas – a princípio como primeiro-ministro e depois como presidente – prometeu, por sua vez, não ceder ao “terror da rua”. Imamoglu se tornou a pedra no sapato do chefe de Estado, quando arrebatou a prefeitura de Istambul do partido do presidente em 2019. O AKP, Partido da Justiça e do Desenvolvimento, ao qual pertence Erdogan, se manteve no poder na capital econômica do país por 25 anos.

    *Com informações da AFP
    Publicado por Sarah Paula

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Real Madrid busca liderança em LaLiga contra o Valencia

    Desfalque de Bellingham preocupa, mas equipe mira vitória.

    Real Madrid Enfrenta Valencia em Busca da Liderança na La Liga

    Com desfalques, Real Madrid visita o Valencia para se manter na briga pelo título.

    Grêmio e Novo Hamburgo Decidem Vaga na Semifinal do Gauchão 2026

    Partida decisiva ocorre neste sábado (7) na Arena do Grêmio.

    Flamengo busca reação no Cariocão 2026 sob pressão

    Após resultados ruins, Rubro-Negro enfrenta o Sampaio Corrêa-RJ no Maracanã precisando vencer e combinar resultados para avançar.

    Relacionado

    Troca de Prisioneiros: EUA, Ucrânia e Rússia Chegam a Acordo Histórico

    Após cinco meses, 314 prisioneiros serão trocados. Negociações ocorreram em Abu Dhabi.

    Tratado Nuclear EUA-Rússia Expira: Ameaça à Segurança Global Aumenta

    Acordo Novo START, crucial para o controle de armas nucleares, chega ao fim. Mundo teme escalada.

    Estado Islâmico Ameaça o Mundo: ONU Alerta para Crescimento e Uso de IA

    Grupo terrorista expande atuação globalmente, com foco na África e uso crescente de tecnologia.