Com mudanças importantes, o Campeonato Carioca 2026 deve estrear na terceira semana do mês de janeiro. O novo formato da competição contará com 12 equipes, que estarão divididas em dois grupos. Atual campeão, o Flamengo divide a chave com o Botafogo e na primeira rodada terá pela frente o Bangu.
Enquanto isso, Glorioso, Fluminense e Vasco da Gama estreiam contra Portuguesa, Madureira e Maricá, respectivamente.
Em novembro, após consenso entre as equipes envolvidas no Campeonato Carioca 2026, a Federação do Rio de Janeiro (FERJ) divulgou a tabela da competição com um novo formato. Inicialmente, a estreia está prevista para acontecer no dia 14 de janeiro, em uma quarta-feira. Com o novo regulamento, o torneio terá apenas dez datas disponíveis no calendário do futebol brasileiro.
Com apenas dez datas disponíveis, a primeira fase da competição terá seis jogos, com as equipes se enfrentando entre as chaves. Assim, os quatro primeiros colocados de cada grupo avançarão às quartas de final do torneio, que será disputada em jogo único. Enquanto isso, a equipe de pior campanha será rebaixada para a segunda divisão. Já o penúltimo colocado na classificação geral disputará a vaga na elite com o melhor colocado da Série A 2.
Já o regulamento das semifinais prevê que a vaga para a grande decisão será decidida em duas partidas, sem vantagem para o melhor colocado da fase inicial. Assim, em caso de uma igualdade no placar agregado, acontecerá a disputa por pênaltis.
Diferente das últimas edições, a final acontecerá em jogo único, no Maracanã. Até o momento, a FERJ não definiu qual será a premiação da competição.
“Nosso campeonato hoje tem 10 datas, na verdade, porque a final é em partida única. A expectativa é para que a gente inicie o campeonato dia 14 de janeiro, com a final no Maracanã, em partida única, dia 08 de março.”
– Marcelo Vianna – FERJ
Fonte: 90min


