spot_img
Quinta-feira, 1 Janeiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica Internacional‘Zelensky não tem nada até que eu aprove’, diz Trump antes de...

    ‘Zelensky não tem nada até que eu aprove’, diz Trump antes de reunião sobre Ucrânia

    Publicado há

    spot_img

    “Vamos ver o que ele tem”, disse Trump na sexta-feira, apenas dois dias antes do encontro marcado com Zelenski

    Antes de uma reunião diplomática para discutir a situação da Ucrânia e o fim da guerra com a Rússia, prevista para este domingo, 28, o presidente dos EUA, Donald Trump demonstrou reticência a uma proposta apresentada pelo presidente ucraniano Volodimir Zelensky. “Ele não tem nada até que eu aprove”, afirmou Trump em declaração dada ao jornal americano Politico nesta sexta-feira, 26.

    Antes da fala de Trump, Zelenski havia dito a jornalistas que levaria um plano atualizado, com 20 pontos para o fim do conflito. O documento foi encaminhado a Moscou para avaliação e inclui a proposta de criação de uma área desmilitarizada como parte do acordo de paz. O governo russo declarou que ainda está “formulando sua posição”.

    “Vamos ver o que ele tem”, disse Trump na sexta-feira, apenas dois dias antes do encontro marcado com Zelensky. Ao longo das negociações, os EUA já pressionaram o governo ucraniano a se afastar de suas exigências iniciais para o fim do conflito, enquanto a Rússia mantém a maioria de suas demandas.

    “Acho que vai correr tudo bem com [Vladimir] Putin”, disse Trump, acrescentando que espera falar com o líder russo “em breve, tanto quanto eu quiser”.

    Falando com a imprensa na sexta-feira, 26, Zelensky alertou que não poderia afirmar se a reunião levaria a um acordo definitivo, mas disse que ambos os lados buscariam “finalizar o máximo possível”. Mais cedo, pelas redes sociais, disse que “muita coisa pode ser decidida antes do Ano Novo”.

    O anúncio da reunião ocorreu após uma nova rodada de negociações entre representantes de Washington e Kiev resultar no plano de 20 pontos para o fim do conflito.

    Na madrugada deste sábado, 27, um ataque russo a Kiev, com mísseis e drones, feriu 11 pessoas.

    *Estadão Conteúdo

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Flávio chama Moraes de ‘ser abjeto’ e diz que Bolsonaro precisa de cuidados fora da prisão

    Mais cedo, Moraes negou um pedido da defesa de Bolsonaro para concessão de prisão domiciliar humanitária ao ex-chefe do Executivo

    Bolsonaro recebe alta após 7 dias internado e volta à cela na PF

    Ex-presidente apresentou evolução satisfatória do pós-operatório após quatro procedimentos cirúrgicos realizados e voltará para a sede da Polícia Federal em Brasília

    Trump culpa aspirina por hematomas nas mãos e nega cochilar em público

    Ao final do primeiro ano de seu segundo mandato, sua saúde do republicano gera questionamentos crescentes

    Tarcísio publica mensagem de ano novo: ‘Fora PT’

    Usando uma camiseta da Seleção Brasileira, o governador de São Paulo aparece escrevendo uma fórmula matemática em uma lousa

    Relacionado

    Trump culpa aspirina por hematomas nas mãos e nega cochilar em público

    Ao final do primeiro ano de seu segundo mandato, sua saúde do republicano gera questionamentos crescentes

    EUA dizem que China eleva ‘desnecessariamente’ tensões regionais

    País de Xi Jinping realizou dois dias de manobras militares ao redor de Taiwan

    Presidente da Suíça lamenta incêndio que deixou pelo menos 40 mortos

    De acordo testemunhas, ‘velinhas de aniversário’ colocadas em garrafas de champanhe tocaram de raspão no teto, e isso causou o fogo em um bar na estação de esqui de Crans-Montanabar