spot_img
Sexta-feira, 2 Janeiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalSinalizadores teriam sido a causa de incêndio que matou 40 pessoas em...

    Sinalizadores teriam sido a causa de incêndio que matou 40 pessoas em bar na Suíça

    Publicado há

    spot_img

    Além das vítimas fatais, as autoridades contabilizam 119 feridos, dos quais cerca de 50 foram ou serão transferidos para centros especializados em queimaduras graves

    O incêndio que devastou um bar na Suíça durante as comemorações de Ano Novo foi provavelmente causado por fogos de artifício ou sinalizadores acesos dentro do estabelecimento, afirmaram nesta sexta-feira (2) as autoridades, que trabalham para identificar os 40 mortos. “Tudo indica que o fogo teve origem em fogos de artifício ou sinalizadores colocados sobre garrafas de champanhe, muito perto do teto. Isso causou um incêndio rápido, muito rápido e generalizado”, declarou a promotora do cantão suíço de Valais, Béatrice Pilloud, durante uma coletiva de imprensa.

    Enquanto as autoridades realizam o processo de identificação das vítimas, muitas famílias seguem sem notícias de seus entes queridos. Nas redes sociais circulam dezenas de publicações com fotos, descrições de roupas e apelos desesperados para obter qualquer pista sobre seu paradeiro. A promotora disse que foram mobilizados grandes recursos “para identificar as vítimas e devolver seus corpos às famílias o mais rápido possível”, contudo, o chefe da polícia do cantão, Fréderic Gisler, informou que “o trabalho pode levar vários dias”.

    Além das vítimas fatais, as autoridades contabilizam 119 feridos, dos quais cerca de 50 foram ou serão transferidos para centros especializados em queimaduras graves de outros cantões suíços, afirmou Mathias Reynard, presidente do governo regional de Valais. Pelo menos 80 estão em estado crítico, acrescentou.

    O incêndio começou por volta de 1h30 GMT de quinta-feira, 1º de janeiro (21h30 de quarta-feira em Brasília), no bar Le Constellation de Crans-Montana, um local frequentado por turistas, muitos deles jovens, que celebravam o Ano Novo. As autoridades ainda não conseguiram determinar quantas pessoas estavam no bar de dois andares, um deles subterrâneo, com capacidade para pelo menos 300 pessoas, segundo o site do estabelecimento.

    Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o início do incêndio no teto, com um jovem tentando apagar o fogo com um grande pano branco. Ao seu lado, outros jovens filmam a cena, mas continuam dançando. O presidente suíço, Guy Parmelin, que assumiu o cargo na quinta-feira, classificou o incidente como “uma calamidade de proporções sem precedentes e aterrorizantes”.

    As autoridades acreditam que há muitos estrangeiros entre as vítimas, mas ainda não divulgaram qualquer informação sobre as identidades. Entre os feridos identificados estão 71 suíços, 14 franceses, 11 italianos, quatro sérvios, um bósnio, um belga, um luxemburguês, um polonês e um português, detalhou a polícia nesta sexta-feira. Uma célula de crise foi instalada no centro de convenções de Crans-Montana para receber e orientar as famílias.

    *Com informações da AFP

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Milei promulga lei para que argentinos regularizem economias em dólares

    Medida vem em contexto de reservas baixas e vencimentos de dívida iminentes

    Cancelo, Elliot e mais notícias do mercado da bola no futebol europeu

  • Janela de transferências do inverno europeu segue aberta até fevereiro nas principais ligas
  • TCU faz inspeção no Banco Central sobre liquidação do Master

    Análise deve ser concluída em até 30 dias antes de ser entregue ao ministro relator do caso no tribunal, Jhonatan de Jesus

    Clássicos, Brasileirão e mais: a agenda de jogos do Corinthians em janeiro de 2026

  • São Paulo e Santos estão no caminho do time de Dorival Júnior nos próximos dias
  • Relacionado

    Milei promulga lei para que argentinos regularizem economias em dólares

    Medida vem em contexto de reservas baixas e vencimentos de dívida iminentes

    Terremoto de magnitude 6,5 atinge a capital do México

    Fenômeno causou cenas de confusão, mas sem ‘danos graves’, segundo os primeiros relatos oficiais

    Autoridades identificam 113 feridos no incêndio de Ano Novo na Suíça

    40 mortes já foram confirmadas até agora; incêndio teria começado pelo uso de sinalizadores e fogos de artifício que teriam passado perto demais do teto