spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalMaduro e esposa comparecerão a tribunal federal em Nova York nesta segunda

    Maduro e esposa comparecerão a tribunal federal em Nova York nesta segunda

    Publicado há

    spot_img

    Maduro e Flores permanecem desde a noite de sábado detidos no Centro de Detenção Metropolitano (MDC) do Brooklyn

    O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e sua esposa, a deputada Cilia Flores, comparecerão na segunda-feira a um tribunal federal em Nova York, em sua primeira audiência nos Estados Unidos após serem capturados e transferidos para o país, confirmaram fontes judiciais à Agência EFE neste domingo.

    De acordo com um porta-voz do Tribunal do Distrito Sul de Nova York, ambos serão levados perante o juiz federal Alvin K. Hellerstein em Manhattan às 12h no horário local (14h em Brasília).

    Maduro e Flores permanecem desde a noite de sábado detidos no Centro de Detenção Metropolitano (MDC) do Brooklyn, uma prisão federal de alta segurança.

    A audiência ocorrerá depois que o governo dos Estados Unidos anunciou no sábado a captura do presidente venezuelano em Caracas, em uma operação que incluiu ataques aéreos contra alvos na Venezuela.

    Maduro é acusado nos Estados Unidos de quatro crimes federais: conspiração para o narcoterrorismo, conspiração para a importação de cocaína, posse de metralhadoras e dispositivos destrutivos, e conspiração para possuir esses mesmos artefatos em apoio a atividades criminosas, bem como colaborar com organizações criminosas classificadas como terroristas por Washington.

    As acusações, formuladas em 2020 pela Promotoria do Distrito Sul de Nova York e confirmadas no sábado, sustentam que o presidente venezuelano teria liderado durante anos uma rede que utilizava o tráfico de drogas como arma contra os Estados Unidos.

    Cilia Flores, por sua vez, enfrenta acusações relacionadas a supostas operações de apoio logístico e financeiro à mesma estrutura criminosa, de acordo com documentos judiciais citados pela imprensa americana.

    Em casos semelhantes, os acusados são geralmente apresentados inicialmente a um juiz para a leitura formal das acusações, a verificação da sua identidade e a definição de aspectos preliminares, como a prisão preventiva ou a nomeação de advogados.

    É provável que ambos fiquem em prisão preventiva sem direito a fiança enquanto o processo judicial se desenvolve, segundo noticiaram neste domingo o jornal “The New York Times” e a emissora “CBS”.

    Por sua vez, a procuradora-geral dos Estados Unidos, Pamela Bondi, divulgou neste domingo, na rede social X (ex-Twitter), um comunicado conjunto com o Departamento de Justiça, o FBI (polícia federal) e a Agência Antidrogas (DEA) sobre a operação que permitiu a captura de Maduro e sua esposa, indicando que a ação exigiu meses de planejamento e tinha como objetivo “garantir o transporte seguro dos acusados ao país para responder às acusações federais que lhes são imputadas”.

    O comunicado ressalta que todos os procedimentos foram realizados “em estrita conformidade com a lei americana” e que a missão apoiou “uma investigação criminal em andamento relacionada ao tráfico de drogas e crimes conexos” que, segundo Washington, “contribuem para a violência e a crise das drogas na região”.

    A procuradora-geral acrescentou que “todas as opções legais foram exploradas para resolver a situação de forma pacífica” e atribuiu a responsabilidade pelo desfecho à “persistência na conduta criminosa” dos acusados.

    Maduro chegou a Nova York na noite de sábado a bordo de um avião militar para ser transferido para um prédio federal da DEA e depois para o Centro de Detenção Metropolitano do Brooklyn, uma prisão federal que abriga réus por casos de alta complexidade criminal.

    *EFE

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    A provável escalação do Barcelona contra o Mallorca por LaLiga 2025/26

  • Após avançar na Copa do Rei, Barcelona volta a defender a liderança do Campeonato Espanhol
  • Lei do licenciamento ambiental entra em vigor em meio a ações no STF

    Partidos políticos e entidades da sociedade civil questionam no Supremo a constitucionalidade de artigos da Lei Geral; texto de autoria da Câmara foi sancionado por Lula com vetos

    Marinho diz que Bolsonaro está ‘tranquilo’ com chance de perder patente

    O senador Rogério Marinho (PL-RN) disse nesta quarta-feira (4) que o ex-presidente Jair...

    PRF recupera veículo furtado em SP durante fiscalização em Dourados

    A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou, nesta quarta-feira (04/02/2026), um veículo com queixa de...

    Relacionado

    Democracia retrocede em EUA, Rússia e China, diz relatório

    Human Rights Watch divulgou relatório anual sobre Direitos Humanos

    Rússia diz que guerra continuará até que Ucrânia aceite os seus termos

    Exigências incluem controle total do Donbas, congelamento das frentes de combate e veto permanente à presença da OTAN na Ucrânia

    Trump pede aos americanos que virem a página do caso Epstein

    Apelo do presidente dos EUA acontece após nova divulgação de documentos sobre o escândalo, que provocou uma investigação contra o ex-embaixador do Reino Unido em Washington Peter Mandelson