spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalPremiê da Dinamarca diz que ataque à Groenlândia seria o fim da...

    Premiê da Dinamarca diz que ataque à Groenlândia seria o fim da Otan

    Publicado há

    spot_img

    Governo dinamarquês anunciou há um ano que destinaria 15 bilhões de coroas (cerca de 2 bilhões de euros) para comprar três novos navios, mais drones e melhorar a capacidade de seus satélites na região

    A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, assegurou na segunda-feira (5) que ataque dos Estados Unidos à Groenlândia seria o fim da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). “Se um país da Otan atacar outro país da Otan, tudo acabará, incluindo a nossa Otan e, consequentemente, a segurança que ela tem proporcionado desde o fim da Segunda Guerra Mundial”, opinou.

    Nesta terça-feira (6), o ministro da Defesa dinamarquês, Troels Lund Poulsen, reiterou Copenhague vai reforçar a defesa na Groenlândia e a presença da Otan nesta ilha ártica, em meio às novas declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a necessidade de se apropriar deste território autônomo da Dinamarca por questões de segurança nacional.

    “Vamos reforçar nossa presença militar na Groenlândia, mas também haverá um maior foco da Otan com mais manobras e uma maior presença da Otan. Isso significa que estamos com os americanos nisso”, disse Poulsen, referindo-se às críticas de Washington sobre a falta de investimentos dinamarqueses na defesa desta ilha ártica.

    O governo dinamarquês anunciou há um ano que destinaria 15 bilhões de coroas (cerca de 2 bilhões de euros) para comprar três novos navios, mais drones e melhorar a capacidade de seus satélites na região. Desde domingo, a Dinamarca tem recebido manifestações de apoio de instituições e líderes europeus, às quais se juntou nesta terça-feira uma declaração conjunta com os líderes dos governos de outros seis países (Espanha, França, Alemanha, Itália, Reino Unido e Polônia) defendendo a soberania da Groenlândia.

    A Groenlândia tem uma população de cerca de 57.000 habitantes em 2,1 milhões de quilômetros quadrados e depende das receitas da pesca e da ajuda econômica anual da Dinamarca, que cobre cerca de metade do seu orçamento.

    *Com informações da EFE

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Câmara: Salários podem atingir R$ 77 mil com nova lei

    Senado aprova projeto que eleva salários de servidores da Câmara via gratificação. A proposta segue para sanção presidencial.

    Programa ‘Gás do Povo’ Aprovado no Senado

    Senado aprova programa que deve beneficiar 17 milhões de famílias com gás de cozinha gratuito.

    STF libera emendas de Ramagem e Eduardo Bolsonaro

    Ministro Dino autoriza suplentes a usarem emendas, mas nega pedido para Zambelli.

    Bolsonaro e aliados: STM julga perda de patentes

    Ministério Público Militar pede ao STM a cassação de patentes de Bolsonaro e aliados por crimes contra a democracia.

    Relacionado

    Câmara dos EUA aprova pacote de US$ 1,2 trilhão

    Pacote evita paralisação do governo até setembro. Trump deve assinar.

    Clinton depõe sobre Epstein: Evita desacato nos EUA

    Bill e Hillary Clinton concordam em depor sobre Jeffrey Epstein. Decisão evita votação por desacato no Congresso.

    Menino de 13 anos nada por socorro e salva família na Austrália

    Após temporal afastar família da costa, adolescente nadou 4 km e buscou ajuda. Ato heróico garantiu o resgate.