spot_img
Segunda-feira, 9 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalPrisão de Nova York onde Maduro está detido tem reputação sombria

    Prisão de Nova York onde Maduro está detido tem reputação sombria

    Publicado há

    spot_img

    Juiz determinou permanência do presidente venezuelano e sua esposa no Metropolitan Detention Center, unidade marcada por instalações antigas, corrupção e falhas no atendimento médico

    A prisão federal do Brooklyn, onde o presidente venezuelano deposto Nicolás Maduro e sua mulher, Cilia Flores, estão detidos desde o último sábado, é alvo de críticas por suas instalações antigas, problemas persistentes de acesso a atendimento médico, episódios de violência e uma supervisão deficiente.

    O juiz que preside o julgamento por narcotráfico contra Maduro e Cilia ordenou que ambos permaneçam nessa prisão até nova ordem. Antes deles, o local abrigou o ex-presidente de Honduras Juan Orlando Hernández, acusado de narcotráfico e indultado pelo presidente Donald Trump.

    Entre outros detentos famosos, a prisão abrigou o rapper P. Diddy e Ghislaine Maxwell, cúmplice do magnata Jeffrey Epstein, que morreu atrás das grades.

    Única prisão de Nova York para detentos à espera de julgamento ou transferência, o Metropolitan Detention Center (MDC) fica no sul da cidade e é uma das maiores prisões desse tipo nos Estados Unidos, com capacidade para cerca de 1.600 pessoas.

    Durante um inverno rigoroso em 2019, o MDC sofreu durante uma semana um apagão que afetou os sistemas de calefação e eletricidade. No verão de 2024, dois detentos foram mortos a facadas por outros presos.

    Em março de 2025, a Justiça acusou 25 pessoas – detentos, colaboradores externos e um ex-guarda – em uma série de casos de contrabando e violência. Em várias ocasiões, juízes de Nova York criticaram a falta de acesso de detentos a atendimento médico, condições indignas e problemas de corrupção.

    Recentemente, autoridades começaram a conduzir ao local pessoas em situação migratória irregular. “O MDC do Brooklyn é um desastre sombrio e desumano que não deveria ter lugar na aplicação das leis migratórias”, declarou em agosto Daniel Lambright, assessor da União de Liberdades Civis de Nova York (NYCLU).

    *Com AFP 

     

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Partido de Sanae Takaichi vence eleição no Japão com folga

    PLD garante supermaioria e agilidade para aprovar projetos no parlamento japonês.

    Fluminense conquista a Taça Guanabara 2026!

    Tricolor Carioca garante título com antecedência e Martinelli atinge marca histórica.

    Clássicos Estaduais Agitam o Brasil em Fevereiro: Resumo e Resultados

    Remo x Paysandu, Ceará x Fortaleza e Cruzeiro x América-MG foram destaques.

    Real Madrid vence Valencia e segue na cola do Barcelona em LaLiga

    Mesmo desfalcado, time merengue conquista vitória crucial fora de casa.

    Relacionado

    Partido de Sanae Takaichi vence eleição no Japão com folga

    PLD garante supermaioria e agilidade para aprovar projetos no parlamento japonês.

    António José Seguro vence eleição presidencial em Portugal

    Socialista moderado derrota líder de extrema-direita, André Ventura, no segundo turno.

    Opositor venezuelano Juan Pablo Guanipa é libertado após 8 meses

    Figura próxima a María Corina Machado, Guanipa foi preso em maio de 2025. Sua libertação ocorre em meio a solturas anunciadas pelo governo.