spot_img
Sexta-feira, 9 Janeiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolitica NacionalDefesa pede a Moraes para Bolsonaro ter Smart TV e assistência religiosa

    Defesa pede a Moraes para Bolsonaro ter Smart TV e assistência religiosa

    Publicado há

    spot_img

    Requerimento protocolado pelos advogados solicita autorização para dois pastores atenderem o ex-presidente e esclarece que uso do aparelho seria restrito ao acompanhamento de canais de notícias

    A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro protocolou nesta quinta-feira (8) pedido ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para autorizar o ex-chefe do Executivo a ter assistência religiosa e um aparelho de televisão do tipo Smart TV. Bolsonaro está custodiado na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde cumpre pena de 27 anos e três de prisão por cinco crimes relacionados ao plano de golpe de Estado.

    O pedido apresentado pela defesa de Bolsonaro indica dois nomes para o acompanhamento espiritual: o bispo Robson Lemos Rodovalho, fundador da Sara Nossa Terra, e o pastor Thiago de Araújo Macieira Manzoni. Os advogados do ex-presidente argumentam que o atendimento seria individual, supervisionado e não traria interferência na rotina da unidade nem risco à segurança.

    Em relação ao pedido de acesso à televisão, segundo a petição, o uso do aparelho ficaria restrito ao acompanhamento de canais de notícias, inclusive por meio de plataformas de streaming amplamente utilizadas para a veiculação de conteúdo jornalístico, como o YouTube, em caráter estritamente informativo.

    “O acesso a meios de comunicação, em especial à programação jornalística e informativa, representa instrumento legítimo de preservação do vínculo do custodiado com a realidade social, política e institucional do país”, justificaram os advogados. Ainda segundo a defesa, o aparelho de televisão seria providenciado por familiares do ex-presidente e instalado na sala onde ele está custodiado.

    Mais cedo, o ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL-SC) visitou o pai e entregou a ele um rádio. Nas redes sociais, o segundo filho de Bolsonaro disse que o ex-presidente está em uma cela “insalubre”.

    Também nesta quinta, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) protocolou no STF um pedido para que a Comissão de Direitos Humanos do Senado faça uma vistoria nas dependências da Superintendência da PF, onde Bolsonaro está preso. No documento encaminhado a Moraes, a parlamentar solicita autorização para a diligência e menciona informações divulgadas pela imprensa sobre as condições do local.

    No pedido, Damares menciona como precedente a vistoria realizada em 2018 pela Comissão de Direitos Humanos do Senado nas dependências da Polícia Federal em Curitiba, durante a custódia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). À época, parlamentares tiveram autorização judicial para verificar as condições do local, em iniciativa que, segundo o documento, observou o princípio da isonomia.

    *Com informações de Estadão Conteúdo

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Aloysio Nunes diz governo Bolsonaro atrasou negociações do acordo Mercosul-UE

    Segundo o chefe de Assuntos Estratégicos da ApexBrasil Europa e ex-ministro das Relações Exteriores, existiam objeções em relação a ‘sustentabilidade’ do acordo naquele período

    Petro visitará Casa Branca em fevereiro, anuncia Trump

    Dois líderes protagonizaram uma áspera confrontação verbal ao longo do ano passado, até que concordaram em aparar as arestas em uma conversa telefônica de mais de uma hora, na quarta-feira (7)

    Vorcaro diz que não contratou influencers para difamar BC e pede investigação

    Texto da defesa diz ainda que o empresário é alvo de um ataque reputacional e de difamação

    Venezuela retoma relações diplomáticas com Estados Unidos

    Apesar da decisão, Caracas reiterou que foi ‘vítima de uma agressão criminal, ilegítima e ilegal contra seu território e seu povo’

    Relacionado

    Vorcaro diz que não contratou influencers para difamar BC e pede investigação

    Texto da defesa diz ainda que o empresário é alvo de um ataque reputacional e de difamação

    Acordo UE-Mercosul será assinado em 17 de janeiro, no Paraguai, diz chanceler

    Pablo Quirno disse que a União Europeia ‘eliminará tarifas para 92% das exportações’ oriundas de países do bloco sul-americano e ‘concederá acesso preferencial para outros 7,5%’

    Haddad chama de ‘histórico’ aprovação do acordo UE-Mercosul: ‘Novo caminho de pluralidade’

    Depois de 25 anos de tratativas, a União Europeia deu o aval, nesta sexta-feira (9), para aprovação do acordo comercial entre os dois blocos