spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalPresidente do México revela que teve ‘conversa muito boa’ com Trump

    Presidente do México revela que teve ‘conversa muito boa’ com Trump

    Publicado há

    spot_img

    De acordo com Claudia Sheinbaum, encontro abordou temas como ‘respeito às soberanias, a diminuição do tráfico de drogas, o comércio e os investimentos’

    A presidente do México, Claudia Sheinbaum, informou nesta segunda-feira (12) que teve uma “conversa muito boa” com seu homólogo americano, Donald Trump, na qual abordaram temas como o “respeito às soberanias, a diminuição do tráfico de drogas, o comércio e os investimentos”, em meio à tensão pela ameaça de ataques terrestres aos cartéis do narcotráfico no México.

    “Tivemos uma conversa muito boa com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Falamos de diferentes temas, incluindo a segurança com respeito às nossas soberanias, a diminuição do tráfico de drogas, o comércio e os investimentos”, assinalou a mandatária em uma mensagem publicada em suas redes sociais.

    Em sua mensagem, que acompanhou com uma fotografia junto ao chanceler, Juan Ramón de la Fuente; ao secretário de Segurança e Proteção Cidadã (SSPC), Omar García Harfuch; e Roberto Velasco, coordenador da política para a América do Norte na Secretaria de Relações Exteriores (SRE), indicou que a “colaboração e cooperação em um quadro de respeito mútuo sempre dão resultados”.

    A conversa ocorre em um contexto de alta sensibilidade na agenda bilateral, marcado pelos desafios compartilhados em matéria de segurança fronteiriça, migração e combate ao narcotráfico, bem como pela relevância estratégica da relação comercial entre ambos os países, principais sócios sob o tratado comercial da América do Norte.

    Além disso, o diálogo acontece alguns dias após o republicano ameaçar com um ataque terrestre ao México contra os cartéis que, segundo ele, governam o país vizinho, e a pouco mais de uma semana da intervenção militar de Washington na Venezuela, onde foram capturados o presidente, Nicolás Maduro, e sua esposa, Cilia Flores, acusados de narcotráfico, entre outros crimes.

    Desde o início de seu governo, Claudia Sheinbaum tem reiterado que a relação com os EUA se baseará na cooperação, mas sem subordinação, enquanto Trump tem insistido em reforçar as ações contra o tráfico de drogas para o seu país, especialmente de fentanil.

    A presidente mexicana não ofereceu mais detalhes sobre acordos concretos derivados da conversa, embora se espere que mais tarde, durante sua entrevista coletiva diária, aborde o tema.

    *Com informações da EFE
    Publicado por Nícolas Robert

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Câmara: Salários podem atingir R$ 77 mil com nova lei

    Senado aprova projeto que eleva salários de servidores da Câmara via gratificação. A proposta segue para sanção presidencial.

    Programa ‘Gás do Povo’ Aprovado no Senado

    Senado aprova programa que deve beneficiar 17 milhões de famílias com gás de cozinha gratuito.

    STF libera emendas de Ramagem e Eduardo Bolsonaro

    Ministro Dino autoriza suplentes a usarem emendas, mas nega pedido para Zambelli.

    Bolsonaro e aliados: STM julga perda de patentes

    Ministério Público Militar pede ao STM a cassação de patentes de Bolsonaro e aliados por crimes contra a democracia.

    Relacionado

    Câmara dos EUA aprova pacote de US$ 1,2 trilhão

    Pacote evita paralisação do governo até setembro. Trump deve assinar.

    Clinton depõe sobre Epstein: Evita desacato nos EUA

    Bill e Hillary Clinton concordam em depor sobre Jeffrey Epstein. Decisão evita votação por desacato no Congresso.

    Menino de 13 anos nada por socorro e salva família na Austrália

    Após temporal afastar família da costa, adolescente nadou 4 km e buscou ajuda. Ato heróico garantiu o resgate.