Considerado por muitos como o Estadual mais charmoso do futebol brasileiro, o Campeonato Carioca teve o seu “pontapé inicial” em 2026 com o empate entre Flamengo x Portuguesa-RJ, jogo da 5ª rodada da fase classificatória, antecipado em virtude de um importante compromisso futuro na agenda do Rubro-Negro: a Supercopa Rei contra o Corinthians. Nesta quarta-feira, 14 de janeiro, a competição local terá seu início “de fato”, com três confrontos referentes à rodada inaugural.
O primeiro dos quatro grandes a entrar em campo pela 1ª rodada do Cariocão 2026 será o Fluminense, que deve ir a campo com uma escalação alternativa diante do Madureira. A bola rola no Luso Brasileiro, na Ilha do Governador, a partir das 19:00 de Brasília. Em seguida, mais precisamente às 21:30 em Moça Bonita, o Flamengo terá pela frente o Bangu, em mais um compromisso no qual o atual campeão estadual deve preservar seus principais nomes, dando minutos e rodagem para os Garotos do Ninho. Mais cedo, Volta Redonda e Boavista abrem a rodada, se enfrentando a partir das 17:00 de Brasília no Raulino de Oliveira.
Para 2026, o Grupo Globo adquiriu os direitos de transmissão do Campeonato Carioca. Isso significa que, neste ano, as partidas do torneio que define o campeão estadual do Rio de Janeiro contará com jogos sendo transmitidos pela TV Globo (canal aberto), canais SporTV (tv fechada) e Premiere, no pay-per-view da emissora.
Atual campeão da Copa Libertadores e do Brasileirão, o Flamengo também venceu o Carioca em 2025 e é soberano no Estado do Rio de Janeiro, com 39 títulos. O segundo maior campeão é o Fluminense, com 33 troféus, seguido por Vasco da Gama (24) e Botafogo (21).
Fonte: 90min


