spot_img
Quinta-feira, 15 Janeiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolitica NacionalDamares divulga lista de igrejas e pastores citados em requerimentos da CPMI...

    Damares divulga lista de igrejas e pastores citados em requerimentos da CPMI do INSS

    Publicado há

    spot_img

    Divulgação atende a cobrança feita por Silas Malafaia após senadora mencionar indícios de fraudes; André Valadão e cunhado de dono do Banco Master constam nos pedidos

    A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) divulgou, nesta quarta-feira (14), uma relação de igrejas e líderes evangélicos que são alvo de pedidos de convocação, convite ou quebra de sigilo na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

    A medida foi tomada em resposta a uma cobrança pública feita pelo pastor Silas Malafaia. O líder religioso publicou um vídeo nas redes sociais exigindo que a senadora apresentasse nomes e provas, após Damares ter afirmado, em entrevista ao SBT News no último domingo (11), que “grandes igrejas” e pastores estariam envolvidos em esquemas de descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas.

    Na ocasião, Malafaia classificou as declarações como “graves” e desafiou a parlamentar a “dar os nomes” ou “calar a boca”, argumentando que a liderança evangélica estava indignada.

    Em nota, Damares Alves reiterou que os requerimentos apresentados à comissão baseiam-se em documentos oficiais, citando especificamente Relatórios de Inteligência Financeira (RIF) e dados da Receita Federal. A senadora afirmou que, embora a possível participação de instituições religiosas nas fraudes lhe cause “desconforto e tristeza”, a CPMI possui o dever constitucional de apurar os fatos com imparcialidade.

    Entre os nomes listados está o de Fabiano Campos Zettel, empresário, líder religioso e cunhado de Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master. O senador Rogério Correia (PT-MG), autor do pedido, justifica que a oitiva de Zettel é essencial para esclarecer sua proximidade com os envolvidos e a suposta participação do grupo “Golden Boys” em instituições religiosas e financeiras.

    Outro nome de destaque é o do pastor André Machado Valadão, que possui pedidos de convocação para depoimento e transferência de sigilo.

    Segundo a senadora, alguns requerimentos já foram aprovados pela comissão, enquanto outros aguardam análise dos parlamentares.

    Adoração Church;

    Igreja Assembleia de Deus Ministério do Renovo;

    Ministério Deus é Fiel Church (SeteChurch);

    Igreja Evangélica Campo de Anatote;

    André Machado Valadão: Convocação para depoimento e transferência de sigilo;

    Fabiano Campos Zettel: Convite para comparecer à CPMI;

    Cesar Belucci do Nascimento: Convite;

    Péricles Albino Gonçalves: Convite;

    André Fernandes: Convite;

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Boavista x Fluminense: onde assistir, escalações e palpite

  • Duelo vale pela 2ª rodada do Campeonato Carioca
  • Combate ao crime organizado é elevado a ação de Estado, anuncia novo ministro da Justiça

    Wellington César Lima e Silva defende articulação conjunta entre órgãos governamentais para enfrentar a segurança pública, seguindo determinação da Presidência

    Bournemouth oferece R$ 220 milhões para tirar Rayan do Vasco; veja detalhes

  • Proposta do clube da Premier League é por um contrato de cinco temporadas
  • Manchester United x Manchester City: onde assistir, escalações e palpite

  • Red Devils acumulam quatro jogos sem vencer, enquanto rival está invicto há 13 jogos
  • Relacionado

    Combate ao crime organizado é elevado a ação de Estado, anuncia novo ministro da Justiça

    Wellington César Lima e Silva defende articulação conjunta entre órgãos governamentais para enfrentar a segurança pública, seguindo determinação da Presidência

    Carlos Bolsonaro mira Tarcísio, ironiza discurso sobre ‘CEO’ e o compara a João Doria

    Horas antes da postagem com a imagem de Doria, Carlos Bolsonaro já havia feito críticas indiretas a ex-aliados e a setores da direita que se colocam como alternativa ao bolsonarismo

    Flávio Bolsonaro minimiza post de Michelle sobre Tarcísio e diz que não vai cobrar apoio

    O senador defendeu seu próprio nome, com o argumento de que foi uma escolha de Jair Bolsonaro