spot_img
Quinta-feira, 15 Janeiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalTripulantes da Nasa com missão interrompida por problema de saúde chegam na...

    Tripulantes da Nasa com missão interrompida por problema de saúde chegam na Terra nesta quinta

    Publicado há

    spot_img

    Está previsto que a tripulação amerisse em frente ao litoral da Califórnia por volta de 5h40 (horário de Brasília)

    Quatro tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) iniciaram nesta quarta-feira (14) o retorno antecipado ao planeta Terra por um problema de saúde que afeta um deles, uma situação inédita em quase 30 anos de existência da plataforma orbital. Seu retorno com semanas de antecipação não constitui uma evacuação de emergência, insistiu a Nasa.

    Está previsto que a tripulação amerisse em frente ao litoral da Califórnia na quinta-feira (15), por volta de 5h40 (horário de Brasília), a bordo de uma cápsula Dragon da empresa SpaceX, que pertence ao bilionário Elon Musk.

    O astronauta em questão “estava e segue em condição estável”, assegurou Rob Navias, responsável da agência espacial americana antes do início do retorno da equipe. Sua evacuação foi motivada pela existência de um “risco persistente” e “a incerteza sobre um diagnóstico”, explicou na semana passada o diretor-médico da Nasa, James Polk.

    A agência espacial não quis revelar a identidade do astronauta nem quais eram seus problemas de saúde. Os astronautas americanos Mike Fincke e Zena Cardman, e o japonês Kimiya Yui, além do cosmonauta russo Oleg Platonov, iniciaram a viagem de volta à Terra um mês antes da data prevista para o fim de sua missão.

    Esta evacuação precipitada por motivos de saúde é a primeira deste tipo desde que a Estação Espacial Internacional foi colocada em órbita há pouco mais de 27 anos.

    A chamada Crew-11 da Nasa-SpaceX está em missão desde 1º de agosto. Deveriam permanecer lá até a próxima rotação de equipe prevista para meados de fevereiro. A próxima tripulação, Crew-12, pode partir antes do previsto, informou a Nasa.

    Enquanto isso, a ISS permanecerá ocupada por um astronauta americano e dois cosmonautas russos que chegaram em novembro, transportados pela nave russa Soyuz.

    Habitada de forma permanente desde o ano 2000, a Estação Espacial Internacional é um exemplo de cooperação internacional que reúne, entre outros, Europa, Japão, Estados Unidos e Rússia.

    Os astronautas que permanecem na ISS estão formados para realizar diversas missões científicas, mas também para enfrentar as possíveis complicações associadas à vida no espaço.

    *Com informações da AFP

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Trump chama Delcy Rodríguez de ‘formidável’ após primeiro contato público com interina da Venezuela

    Telefonema marca um ponto de virada na relação entre os dois países, que já estão tomando medidas para retomar os laços diplomáticos e assinaram acordos energéticos

    Michelle rebate Allan dos Santos e nega ter endossado Tarcísio ao Planalto

    A ex-primeira-dama curtiu recentemente um comentário feito por Cristiane Freiras, esposa do governador de São Paulo, sobre o Brasil precisar de um ‘novo CEO’ no Executivo

    Galípolo se reúne com diretor da Polícia Federal em meio operação contra Banco Master

    Reunião entre eles é vista como uma aproximação do BC com a PF em meio às investigações

    PGR nega SmartTV para Bolsonaro, mas autoriza visita religiosa

    Ainda na decisão, foi autorizada a vistoria da Comissão de Direitos Humanos e Participação Legislativa do Senado ao local de custódia dos presos na Superintendência Regional da Polícia Federal, em Brasília

    Relacionado

    Trump chama Delcy Rodríguez de ‘formidável’ após primeiro contato público com interina da Venezuela

    Telefonema marca um ponto de virada na relação entre os dois países, que já estão tomando medidas para retomar os laços diplomáticos e assinaram acordos energéticos

    EUA ordenam evacuação parcial de base no Catar após ameaças do Irã

    País do Oriente Médio afirmou que atacaria instalações americanas caso fosse bombardeado

    EUA anunciam segunda fase do plano de paz de Trump para Gaza

    Segundo Steve Witkoff, enviado especial do mandatário americano, o território agora passa da ‘do cessar-fogo à desmilitarização, à governança tecnocrática e à reconstrução’