spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalMaria Corina Machado pode transferir Nobel da Paz para Trump?

    Maria Corina Machado pode transferir Nobel da Paz para Trump?

    Publicado há

    spot_img

    Segundo o Instituto Nobel Norueguês prêmio é intransferível

    A líder opositora da Venezuela, María Corina Machado, manifestou o interesse que dar o Nobel da Paz recebido em 2025 para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na quinta-feira (16), durante encontro com o republicano, ela entregou a medalha para Trump. A líder opositora venezuelana utilizou uma moldura com detalhes dourados para colocar a medalha do Nobel que ofereceu ao presidente e, na parte superior, escreveu: “Em gratidão pela sua extraordinária liderança na promoção da paz” e acrescentou que é um gesto do povo venezuelano pelas ações de Trump para alcançar “a sua liberdade (do povo venezuelano)”, de acordo com fotos da entrega na Casa Branca.

    A pergunta que fica é: Nobel da Paz pode ser transferido?

    Segundo o Instituto Nobel Norueguês, não, inclusive eles reforçaram esse posicionamento nesta sexta-feira (16). “A medalha e o diploma são os símbolos físicos que confirmam que um indivíduo ou uma organização foram agraciados com o Prêmio Nobel da Paz. O prêmio em si, a honra e o reconhecimento permanecem inseparavelmente ligados à pessoa ou organização designada como laureada pelo Comitê Nobel Norueguês”, afirmou o Instituto Nobel em um comunicado.

    Independentemente do que acontecer com a medalha, o diploma ou a quantia em dinheiro correspondente, “continua sendo o laureado original que passa para a história como o ganhador do prêmio”, lembrou. O Instituto Nobel destacou que um laureado não pode compartilhar o prêmio com outros nem transferi-lo depois de anunciado, e o prêmio também não pode ser revogado: “a decisão é definitiva e para sempre”.

    “O Comitê Nobel Norueguês não considera que seja seu papel se posicionar sobre os comentários dos laureados sobre o prêmio da Paz ou os processos políticos em que estão envolvidos. O prêmio é concedido com base nas contribuições do laureado no momento em que o comitê toma sua decisão”, acrescentou.

    As decisões, declarações e ações posteriores do vencedor são “de sua própria responsabilidade”, segundo o Instituto Nobel. Os estatutos da Fundação Nobel – responsável por zelar pelos prêmios em suas seis categorias – não dizem nada sobre o que o laureado pode fazer com a medalha, o diploma ou o dinheiro, pelo que este “é livre para conservá-los, vendê-los ou doá-los”.

    *Com informações da EFE

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Câmara: Salários podem atingir R$ 77 mil com nova lei

    Senado aprova projeto que eleva salários de servidores da Câmara via gratificação. A proposta segue para sanção presidencial.

    Programa ‘Gás do Povo’ Aprovado no Senado

    Senado aprova programa que deve beneficiar 17 milhões de famílias com gás de cozinha gratuito.

    STF libera emendas de Ramagem e Eduardo Bolsonaro

    Ministro Dino autoriza suplentes a usarem emendas, mas nega pedido para Zambelli.

    Bolsonaro e aliados: STM julga perda de patentes

    Ministério Público Militar pede ao STM a cassação de patentes de Bolsonaro e aliados por crimes contra a democracia.

    Relacionado

    Câmara dos EUA aprova pacote de US$ 1,2 trilhão

    Pacote evita paralisação do governo até setembro. Trump deve assinar.

    Clinton depõe sobre Epstein: Evita desacato nos EUA

    Bill e Hillary Clinton concordam em depor sobre Jeffrey Epstein. Decisão evita votação por desacato no Congresso.

    Menino de 13 anos nada por socorro e salva família na Austrália

    Após temporal afastar família da costa, adolescente nadou 4 km e buscou ajuda. Ato heróico garantiu o resgate.