spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalJudiciário do Irã promete ‘fortes punições’ para aqueles que incitarem a violência...

    Judiciário do Irã promete ‘fortes punições’ para aqueles que incitarem a violência nos protestos

    Publicado há

    spot_img

    Os protestos começaram no final de dezembro, iniciados por comerciantes de Teerã devido à queda do rial, e logo se espalharam pelo país pedindo o fim da República Islâmica

    O porta-voz do Poder Judiciário iraniano, Asghar Jahangir, prometeu neste domingo “fortes punições” para aqueles que incitaram a violência nos protestos que sacudiram o país nas últimas semanas.

    “O Judiciário punirá severamente todos aqueles que incitaram a violência com penas que os farão lamentar suas ações”, assegurou Jahangir em entrevista coletiva em Teerã.

    A fonte indicou que já foram abertos processos contra pessoas que lideraram as mobilizações em várias cidades iranianas.

    Os protestos começaram no final de dezembro, iniciados por comerciantes de Teerã devido à queda do rial, e logo se espalharam pelo país pedindo o fim da República Islâmica, atingindo seu auge nos dias 8 e 9, com uma explosão de manifestações em praticamente todo o Irã.

    O promotor de Teerã, Ali Salehi, já havia afirmado ontem que a resposta da Justiça iraniana será “firme, dissuasória e rápida” e rejeitou as afirmações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a suposta suspensão das execuções de manifestantes.

    Trump afirmou na última quarta que o Irã havia decidido paralisar as execuções dias depois de ter ameaçado com “uma ação muito contundente” caso Teerã optasse por enforcar manifestantes.

    O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, afirmou que “não levaremos o país à guerra, mas também não deixaremos impunes os criminosos internos e internacionais do complô americano”, ressaltando que “os Estados Unidos devem prestar contas”.

    A autoridade religiosa máxima do Irã responsabilizou Trump pela morte de “vários milhares de pessoas” nos protestos, um número similar ao oferecido por ONGs de oposição no exílio, que situam as vítimas em 3.428.

    *Com EFE

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Câmara: Salários podem atingir R$ 77 mil com nova lei

    Senado aprova projeto que eleva salários de servidores da Câmara via gratificação. A proposta segue para sanção presidencial.

    Programa ‘Gás do Povo’ Aprovado no Senado

    Senado aprova programa que deve beneficiar 17 milhões de famílias com gás de cozinha gratuito.

    STF libera emendas de Ramagem e Eduardo Bolsonaro

    Ministro Dino autoriza suplentes a usarem emendas, mas nega pedido para Zambelli.

    Bolsonaro e aliados: STM julga perda de patentes

    Ministério Público Militar pede ao STM a cassação de patentes de Bolsonaro e aliados por crimes contra a democracia.

    Relacionado

    Câmara dos EUA aprova pacote de US$ 1,2 trilhão

    Pacote evita paralisação do governo até setembro. Trump deve assinar.

    Clinton depõe sobre Epstein: Evita desacato nos EUA

    Bill e Hillary Clinton concordam em depor sobre Jeffrey Epstein. Decisão evita votação por desacato no Congresso.

    Menino de 13 anos nada por socorro e salva família na Austrália

    Após temporal afastar família da costa, adolescente nadou 4 km e buscou ajuda. Ato heróico garantiu o resgate.