Fim de papo na 3ª rodada do Campeonato Paulista, o Estadual mais equilibrado e imprevisível do futebol brasileiro. Inaugurada oficialmente no último sábado, 17, a jornada foi encerrada na noite deste domingo (18) com novo tropeço do Santos, desta vez diante do Guarani: 1×1, com Álvaro Barreal indo às redes pelo Peixe, Gabriel Brazão defendendo um pênalti e operando uma série de “milagres”, mas não conseguindo evitar o gol de empate de Kewen aos 51′ do segundo tempo.
Com este resultado em Campinas, o time comandado por Juan Pablo Vojvoda foi aos 4 pontos conquistados e perdeu a chance de adentrar o G-4 da classificação. O Bugre, por sua vez, celebrou o valioso ponto que o tira momentaneamente da zona de rebaixamento do torneio.
Ao todo, foram 23 gols marcados em oito partidas disputadas nesta rodada 3 do Estadual, média que acabou sendo “inflada” por dois confrontos específicos: o eletrizante 4×3 do Novorizontino sobre o Primavera e a goleada implacável do invicto Massa Bruta sobre o Botafogo-SP.
Ao final de três rodadas disputadas no Campeonato Paulista 2026, somente Red Bull Bragantino e Palmeiras se mantiveram com 100% de aproveitamento – os dois clubes ainda não sofreram gols no torneio, com o Massa Bruta se destacando pelo desempenho ofensivo, com nove gols marcados. Novorizontino e Capivariano, com duas vitórias em três partidas, completam o G-4.
Já no outro extremo da tabela de classificação, os destaques negativos ficam por conta do Pantera e da tradicional dupla campineira: o Guarani somou apenas dois pontos em nove possíveis e aparece na antepenúltima posição, ao passo que seu maior rival, a Ponte Preta, foi derrotada nos três duelos que disputou até aqui.
Fonte: 90min


