spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalUE estuda impor tarifas de 93 bilhões de euros aos EUA

    UE estuda impor tarifas de 93 bilhões de euros aos EUA

    Publicado há

    spot_img

    Trump ameaçou impor tarifas de 10% a partir de 1º de fevereiro a produtos de Alemanha, França, Reino Unido, Suécia, Noruega, Holanda, Finlândia e Dinamarca, membros da Otan que haviam enviado tropas à Groenlândia

    A União Europeia (UE) estuda impor tarifas aos Estados Unidos de 93 bilhões de euros ou restringir o acesso de suas empresas ao mercado comunitário em resposta às ameaças tarifárias do presidente americano, Donald Trump, aos aliados da Otan que enviaram tropas à Groenlândia nos últimos dias, informou neste domingo o jornal Financial Times.

    Essa lista tarifária, segundo a publicação, foi preparada no ano passado e suspensa até 6 de fevereiro para evitar uma guerra comercial em larga escala, mas voltou a ser debatida hoje em Bruxelas pelos embaixadores dos 27 países da UE, junto com o chamado instrumento anticoação (ICA) que pode limitar o acesso das empresas americanas ao mercado comum europeu.

    Trump ameaçou impor tarifas de 10% a partir de 1º de fevereiro a produtos de Alemanha, França, Reino Unido, Suécia, Noruega, Holanda, Finlândia e Dinamarca, membros da Otan que haviam enviado tropas à Groenlândia, como medida de pressão para que apoiem seus planos de fazer os EUA anexarem a ilha ártica.

    Em uma mensagem na plataforma Truth Social, Trump afirmou no sábado que prevê aumentar estas tarifas para 25% em junho e que a taxação ficará em vigor até que se feche um acordo “para a compra total e plena da Groenlândia” por parte dos EUA.

    Um diplomata a par da reunião e citado pelo Financial Times disse que Trump estava utilizando métodos “puramente mafiosos” e que na UE existem “claros instrumentos de represália” se a ameaça de Washington continuar.

    “Ao mesmo tempo queremos fazer um apelo público à calma e dar a ele (Trump) a oportunidade de descer do salto”, disse essa fonte diplomática.

    “É a tática da cenoura e do porrete – um sistema que te recompensa por algumas ações e te ameaça com castigos por outras”, acrescentou.

    A UE pode estar elaborando contra o relógio essas medidas de represália para ter capacidade de influência em “reuniões cruciais” com Trump no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), onde se espera que o presidente americano compareça na quarta e na quinta-feira e tenha conversas privadas com líderes europeus, incluindo a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen.

    *EFE

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Câmara: Salários podem atingir R$ 77 mil com nova lei

    Senado aprova projeto que eleva salários de servidores da Câmara via gratificação. A proposta segue para sanção presidencial.

    Programa ‘Gás do Povo’ Aprovado no Senado

    Senado aprova programa que deve beneficiar 17 milhões de famílias com gás de cozinha gratuito.

    STF libera emendas de Ramagem e Eduardo Bolsonaro

    Ministro Dino autoriza suplentes a usarem emendas, mas nega pedido para Zambelli.

    Bolsonaro e aliados: STM julga perda de patentes

    Ministério Público Militar pede ao STM a cassação de patentes de Bolsonaro e aliados por crimes contra a democracia.

    Relacionado

    Câmara dos EUA aprova pacote de US$ 1,2 trilhão

    Pacote evita paralisação do governo até setembro. Trump deve assinar.

    Clinton depõe sobre Epstein: Evita desacato nos EUA

    Bill e Hillary Clinton concordam em depor sobre Jeffrey Epstein. Decisão evita votação por desacato no Congresso.

    Menino de 13 anos nada por socorro e salva família na Austrália

    Após temporal afastar família da costa, adolescente nadou 4 km e buscou ajuda. Ato heróico garantiu o resgate.