spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalTrump compartilha mensagens enviadas por Macron sobre Groenlândia

    Trump compartilha mensagens enviadas por Macron sobre Groenlândia

    Publicado há

    spot_img

    Presidente francês disse que juntos podem ‘fazer coisas boas no Irã’, estão ‘alinhados’ sobre Síria, mas ‘não entende’ o que seu homólogo está fazendo no território autônomo da Dinamarca

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, compartilhou nesta terça-feira (20) em seu perfil no Trust Social mensagens enviadas pelo seu homólogo francês, Emmanuel Macron, sobre a situação na Groenlândia. No texto, o líder da França fez duas propostas ao republicano para “tentarem construir coisas boas” juntos.

    “Estamos totalmente alinhados sobre a Síria, podemos fazer boas coisas no Irã, mas eu não entendo o que você está fazendo na Groenlândia”, escreveu Macron.

    O presidente francês disse ao líder norte-americano que conseguiria agendar para quinta-feira (22) uma reunião do G7. O grupo é formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e União Europeia. Sobre o possível encontro, Macron ainda afirmou que poderia convidar os “ucranianos, dinamarqueses, sírios e russos”. O francês ainda chamou o republicano para um jantar em Paris, no mesmo dia.

    Na publicação, Trump não respondeu às propostas. O presidente dos Estados Unidos escreveu somente: “nota do presidente da França, Emmanuel Macron”. Em seguida, o republicano compartilhou, em publicações diferentes, duas imagens editadas.

    A primeira mostra o Trump reunido com líderes europeus na Casa Branca e um mapa com os territórios do Canadá e da Groenlândia pertencentes aos Estados Unidos.

    Na segunda, Trump aparece junto ao seu vice, JD Vance, e ao secretário de Estado, Marco Rubio, enquanto finca uma bandeira do país em um terreno que seria da Groenlândia.

     

    No sábado (17), o presidente dos Estados Unidos anunciou que vai aplicar tarifas em exportações oriundas da França e de outros países europeus até a conclusão de um acordo para Washington comprar o território autônomo pertencente à Dinamarca. Em resposta, Macron prometeu manter apoio militar a Groenlândia.

    Desde o seu primeiro mandato, Trump defende que os Estados Unidos anexassem o território autônomo. Quando o republicano retornou a Casa Branca, em janeiro de 2025, a pauta ressurgiu. O presidente norte-americano argumenta que a região é estratégica para a segurança nacional. Especialistas avaliam que Washington quer controlar todas as rotas marítimas para dificultar o comércio da China. Além disso, o local é rico em petróleo, gás natural e minerais, no entanto, a exploração dos insumos é restrita devido às regras estabelecidas pelas autoridades dinamarquesas.

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Câmara: Salários podem atingir R$ 77 mil com nova lei

    Senado aprova projeto que eleva salários de servidores da Câmara via gratificação. A proposta segue para sanção presidencial.

    Programa ‘Gás do Povo’ Aprovado no Senado

    Senado aprova programa que deve beneficiar 17 milhões de famílias com gás de cozinha gratuito.

    STF libera emendas de Ramagem e Eduardo Bolsonaro

    Ministro Dino autoriza suplentes a usarem emendas, mas nega pedido para Zambelli.

    Bolsonaro e aliados: STM julga perda de patentes

    Ministério Público Militar pede ao STM a cassação de patentes de Bolsonaro e aliados por crimes contra a democracia.

    Relacionado

    Câmara dos EUA aprova pacote de US$ 1,2 trilhão

    Pacote evita paralisação do governo até setembro. Trump deve assinar.

    Clinton depõe sobre Epstein: Evita desacato nos EUA

    Bill e Hillary Clinton concordam em depor sobre Jeffrey Epstein. Decisão evita votação por desacato no Congresso.

    Menino de 13 anos nada por socorro e salva família na Austrália

    Após temporal afastar família da costa, adolescente nadou 4 km e buscou ajuda. Ato heróico garantiu o resgate.