spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalPresidente interina da Venezuela pretende visitar Washington em breve, diz a Casa...

    Presidente interina da Venezuela pretende visitar Washington em breve, diz a Casa Branca

    Publicado há

    spot_img

    Anúncio ocorre após Trump garantir que governo interino cumpre exigências de Washington sobre entrega de petróleo e soltura de presos, preterindo a oposição tradicional no comando do país

    A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, pretende visitar Washington após a captura do ex-presidente Nicolás Maduro por forças americanas, segundo informou nesta quarta-feira (21) um funcionário da Casa Branca, sem detalhar datas ou a agenda da líder chavista. O anúncio ocorre dias depois de uma reunião entre o presidente americano, Donald Trump, e a líder opositora venezuelana e Prêmio Nobel da Paz, María Corina Machado, a quem o republicano excluiu, por enquanto, do processo de transição no país por considerar que não conta com apoios suficientes.

    Em seu lugar, Trump apoiou o novo governo da líder chavista, assegurando que este funciona sob tutela de sua administração e está cumprindo todas as exigências de Washington, incluindo o acesso ao setor petrolífero venezuelano e o envio de milhões de barris de petróleo para os EUA para comercialização.

    No entanto, nesta terça-feira (20), o republicano afirmou que poderia “envolver” Machado de alguma forma no futuro da Venezuela e declarou que ela era uma mulher “incrível” que “fez algo extraordinário”, referindo-se ao gesto da ativista de presenteá-lo com sua medalha do Prêmio Nobel da Paz durante visita à Casa Branca.

    “Eu era contra a Venezuela, mas agora adoro a Venezuela”, disse Trump na mesma entrevista coletiva, onde acrescentou que tem “trabalhado muito bem” com o novo governo de Delcy Rodríguez e assegurou que a ex-vice-presidente de Maduro libertou “muitos presos políticos”.

    No mesmo dia do encontro entre Trump e Machado, na última quinta-feira (15), a presidente interina venezuelana reuniu-se em Caracas com o diretor da CIA, John Ratcliffe, com quem abordou temas de segurança e oportunidades de cooperação econômica em um esforço para aproximar posições. Ratcliffe é o funcionário americano de mais alto escalão e o primeiro membro do gabinete de Trump a visitar a Venezuela após a operação militar de 3 de janeiro, que resultou na captura e transferência de Maduro e sua esposa para Nova York, onde serão julgados por narcoterrorismo.

    Delcy Rodríguez declarou que, se tiver de visitar Washington como líder da Venezuela, o fará “de pé, caminhando, não arrastada”. Machado, por sua vez, afirmou que a governante chavista não representa o povo de seu país, acrescentando que o governo interino venezuelano está “fazendo parte do trabalho sujo” desta “fase complexa”, e disse confiar em uma “transição ordenada”.

    *Com informações da EFE
    Publicado por Nícolas Robert

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Câmara: Salários podem atingir R$ 77 mil com nova lei

    Senado aprova projeto que eleva salários de servidores da Câmara via gratificação. A proposta segue para sanção presidencial.

    Programa ‘Gás do Povo’ Aprovado no Senado

    Senado aprova programa que deve beneficiar 17 milhões de famílias com gás de cozinha gratuito.

    STF libera emendas de Ramagem e Eduardo Bolsonaro

    Ministro Dino autoriza suplentes a usarem emendas, mas nega pedido para Zambelli.

    Bolsonaro e aliados: STM julga perda de patentes

    Ministério Público Militar pede ao STM a cassação de patentes de Bolsonaro e aliados por crimes contra a democracia.

    Relacionado

    Câmara dos EUA aprova pacote de US$ 1,2 trilhão

    Pacote evita paralisação do governo até setembro. Trump deve assinar.

    Clinton depõe sobre Epstein: Evita desacato nos EUA

    Bill e Hillary Clinton concordam em depor sobre Jeffrey Epstein. Decisão evita votação por desacato no Congresso.

    Menino de 13 anos nada por socorro e salva família na Austrália

    Após temporal afastar família da costa, adolescente nadou 4 km e buscou ajuda. Ato heróico garantiu o resgate.