spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalPrimeira-ministra dissolve Parlamento e convoca eleições antecipadas no Japão

    Primeira-ministra dissolve Parlamento e convoca eleições antecipadas no Japão

    Publicado há

    spot_img

    Primeira mulher a governar o país, Sanae Takaichi, espera resultados favoráveis nas eleições marcadas para 8 de fevereiro para fortalecer sua maioria parlamentar

    A primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, dissolveu o Parlamento nesta sexta-feira (23), abrindo caminho para eleições parlamentares antecipadas, convocadas para 8 de fevereiro, devido aos altos índices de popularidade de seu gabinete.

    A primeira mulher a governar o arquipélago asiático havia anunciado suas intenções na segunda-feira (19), em busca de respaldo público para suas medidas destinadas a proteger as famílias do crescente custo de vida e a aumentar os gastos com defesa.

    O presidente da Câmara Baixa leu uma carta nesta sexta-feira anunciando oficialmente a dissolução, enquanto os parlamentares entoavam o tradicional grito de guerra “banzai”.

    Takaichi espera resultados favoráveis nas eleições para fortalecer sua maioria parlamentar.

    A coalizão governista, formada pelo Partido Liberal Democrático (PLD) da primeira-ministra e pelo Partido da Inovação do Japão (PIJ), detém uma escassa maioria na poderosa Câmara Baixa.

    Takaichi espera que o amplo apoio a todo o seu gabinete a ajude a garantir um mandato mais forte, mesmo com o próprio PLD enfrentando baixos índices de aprovação e uma série de escândalos.

    “Não está claro se o elevado apoio público ao gabinete de Takaichi se traduzirá de fato em apoio ao PLD”, disse Hidehiro Yamamoto, professor de ciências políticas da Universidade de Tsukuba, à AFP. “O que preocupa a população são as medidas para combater a inflação”, afirmou.

    Nesta sexta-feira, dados oficiais muito aguardados mostraram que a inflação do país desacelerou em dezembro, em grande parte graças aos subsídios do governo para eletricidade e gás.

    O aumento de 2,4% nos preços ao consumidor em relação ao ano anterior, excluindo alimentos frescos voláteis, representa uma desaceleração significativa em comparação com os 3% de novembro. No entanto, permanece acima da meta de 2% do banco central.

    O descontentamento público com a alta dos preços contribuiu significativamente para a queda do ex-primeiro-ministro Shigeru Ishiba, sucedido por Takaichi em outubro.

    Embora o Japão sofra há muito tempo com a deflação, recentemente enfrentou um aumento no custo de vida e uma fragilidade crônica do iene, o que encareceu as importações.

    O arroz, um produto essencial para as famílias japonesas, tornou-se um símbolo: seu preço mais que dobrou em meados de 2025 em comparação com o ano anterior, antes de se moderar nos últimos meses. O preço dos grãos subiu mais de 34% em dezembro em comparação com o ano passado, segundo dados oficiais divulgados nesta sexta-feira.

    Comprometido em resolver o problema e fortalecer a quarta maior economia do mundo, o gabinete de Takaichi aprovou um orçamento recorde de 122,3 trilhões de ienes (cerca de US$ 770 bilhões ou R$ 4 trilhões) para o ano fiscal que começa em abril de 2026. No entanto, seus rivais alegam que a dissolução da Câmara Baixa pode atrasar sua aprovação no Parlamento.

    *Com informações da AFP
    Publicado por Nícolas Robert e Victor Trovão

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    A provável escalação do Barcelona contra o Mallorca por LaLiga 2025/26

  • Após avançar na Copa do Rei, Barcelona volta a defender a liderança do Campeonato Espanhol
  • Lei do licenciamento ambiental entra em vigor em meio a ações no STF

    Partidos políticos e entidades da sociedade civil questionam no Supremo a constitucionalidade de artigos da Lei Geral; texto de autoria da Câmara foi sancionado por Lula com vetos

    Marinho diz que Bolsonaro está ‘tranquilo’ com chance de perder patente

    O senador Rogério Marinho (PL-RN) disse nesta quarta-feira (4) que o ex-presidente Jair...

    PRF recupera veículo furtado em SP durante fiscalização em Dourados

    A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou, nesta quarta-feira (04/02/2026), um veículo com queixa de...

    Relacionado

    Democracia retrocede em EUA, Rússia e China, diz relatório

    Human Rights Watch divulgou relatório anual sobre Direitos Humanos

    Rússia diz que guerra continuará até que Ucrânia aceite os seus termos

    Exigências incluem controle total do Donbas, congelamento das frentes de combate e veto permanente à presença da OTAN na Ucrânia

    Trump pede aos americanos que virem a página do caso Epstein

    Apelo do presidente dos EUA acontece após nova divulgação de documentos sobre o escândalo, que provocou uma investigação contra o ex-embaixador do Reino Unido em Washington Peter Mandelson