spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalRússia, Ucrânia e EUA realizam reunião trilateral para discutir guerra

    Rússia, Ucrânia e EUA realizam reunião trilateral para discutir guerra

    Publicado há

    spot_img

    Encontro acontecerá nesta sexta-feira (23), em Abu Dhabi, de acordo com o Kremlin; objetivo é debater a questão territorial do conflito

    Representantes de Rússia, Ucrânia e Estados Unidos realizarão uma reunião trilateral em Abu Dhabi nesta sexta-feira (23), anunciou o Kremlin, para discutir a questão territorial do conflito. A reunião trilateral foi anunciada após um encontro em Moscou entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o enviado americano Steve Witkoff.

    “Ficou acordado que a primeira reunião de um grupo de trabalho trilateral sobre questões de segurança ocorrerá em Abu Dhabi a partir de hoje”, disse o assessor diplomático do Kremlin, Yuri Ushakov, a jornalistas. A delegação russa, chefiada pelo general Igor Kostiukov, oficial superior do Estado-Maior, “viajará para Abu Dhabi nas próximas horas”, acrescentou.

    A Ucrânia será representada pelo secretário do Conselho de Segurança, Rustem Umerov; pelo chefe do gabinete presidencial, Kirill Budanov; pelo seu vice, Sergi Kislitsya; pelo líder do partido presidencial, David Arakhamia; e pelo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general Andrii Gnatov.

    “O Donbass é uma questão fundamental. Será discutida da maneira que as três partes considerarem adequada” em Abu Dhabi, declarou o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, em uma coletiva de imprensa.

    A Rússia, que controla cerca de 20% do território ucraniano, exige a retirada completa das tropas ucranianas da região do Donbass, no leste do país. Exige também que Kiev se comprometa a não aderir à Otan.

    Ushakov enfatizou que a reunião de quinta-feira (22) em Moscou entre Putin e Witkoff foi “útil em todos os sentidos”, particularmente por viabilizar este encontro trilateral.

    “Os americanos se empenharam muito na preparação para esta reunião e esperam que ela seja um sucesso e abra caminhos para avançar em todas as questões relacionadas ao fim do conflito” na Ucrânia, observou Ushakov.

    Outra reunião, dedicada a questões econômicas, também ocorrerá nesta sexta-feira em Abu Dhabi entre Witkoff e o enviado do Kremlin para assuntos econômicos internacionais, Kirill Dmitriev.

    “Estamos sinceramente interessados em uma solução para o conflito por meios políticos e diplomáticos”, afirmou Ushakov. Porém, “até que isso aconteça, a Rússia continuará alcançando seus objetivos (…) no campo de batalha”, acrescentou.

    Steve Witkoff, acompanhado pelo genro de Trump, Jared Kushner, conversou com Putin por mais de três horas e meia.

    O enviado já se reuniu com o presidente russo em diversas ocasiões no ano passado, como parte dos esforços dos EUA para pôr fim a quase quatro anos de conflito na Ucrânia.

    No Fórum de Davos, o presidente ucraniano teve uma breve reunião com Trump na quinta-feira e descreveu o encontro como “positivo”, embora tenha reconhecido que o diálogo foi “complexo”. No entanto, ele afirmou ter chegado a um acordo sobre as garantias de segurança que os Estados Unidos devem oferecer à Ucrânia para dissuadir a Rússia de atacar novamente após um eventual fim do conflito.

    “As garantias de segurança estão prontas”, afirmou, acrescentando que “o documento precisa ser assinado pelas partes, pelos presidentes, e então seguirá para os parlamentos nacionais”.

    Nos últimos meses, Moscou intensificou os ataques contra a rede energética ucraniana, causando apagões massivos e cortes no fornecimento de energia e calefação, especialmente na capital, em pleno inverno.

    *Com informações da AFP

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Câmara: Salários podem atingir R$ 77 mil com nova lei

    Senado aprova projeto que eleva salários de servidores da Câmara via gratificação. A proposta segue para sanção presidencial.

    Programa ‘Gás do Povo’ Aprovado no Senado

    Senado aprova programa que deve beneficiar 17 milhões de famílias com gás de cozinha gratuito.

    STF libera emendas de Ramagem e Eduardo Bolsonaro

    Ministro Dino autoriza suplentes a usarem emendas, mas nega pedido para Zambelli.

    Bolsonaro e aliados: STM julga perda de patentes

    Ministério Público Militar pede ao STM a cassação de patentes de Bolsonaro e aliados por crimes contra a democracia.

    Relacionado

    Câmara dos EUA aprova pacote de US$ 1,2 trilhão

    Pacote evita paralisação do governo até setembro. Trump deve assinar.

    Clinton depõe sobre Epstein: Evita desacato nos EUA

    Bill e Hillary Clinton concordam em depor sobre Jeffrey Epstein. Decisão evita votação por desacato no Congresso.

    Menino de 13 anos nada por socorro e salva família na Austrália

    Após temporal afastar família da costa, adolescente nadou 4 km e buscou ajuda. Ato heróico garantiu o resgate.