A camisa da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo da FIFA 2026 mantém a tradição com as cores da bandeira do país que é o maior vencedor e único com cinco títulos da principal competição de futebol do planeta. A tendência é de um uniforme principal (camisa 1) na cor amarela com detalhes em verde na gola, mangas e na lateral. Imagens não oficiais que vazaram na internet pelo site “FootyHeadlines” mostram um estilo semelhante aos dos modelos usados em 1998 e 2002, ano do pentacampeonato, e uma gola mais grossa em relação à atual.
O modelo confeccionado pela Nike vai ser apresentado nas próximas semanas, embora a data oficial de lançamento ainda não foi divulgada. Uma novidade deve ser a logomarca da Jordan, fruto de uma parceria entre a fornecedora de material esportivo e a lenda do basquete Michael Jordan.
O uniforme reserva número 2 deve ser em azul mais escuro do que o atual, com detalhes em amarelo e o escudo ao centro na altura do tórax.
Fica a expectativa para saber como será a textura, com grafismos e formas geométricas como o modelo atual, e outras possíveis referências à bandeira, como estrelas, losango e o círculo central. Outra dúvida fica por conta do texto. A Nike costuma inserir frases ou termos que remetem à cultura do torcedor, geralmente na nuca ou na barra. A usada no Mundial do Catar em 2022, por exemplo, tinha a inscrição “garra brasileira”.
A tipografia para identificar os nomes dos jogadores e os números de 1 a 26, exigência da FIFA para indicar os convocados, geralmente são em verde na camisa amarela e branco ou amarelo na azul, podendo ter ou não uma borda ou preenchimento seja por uma cor sólida, degradê ou algo que provoque um efeito visual.
Datas e horários (de Brasília)
A Copa do Mundo começa dia 11 de junho, com 104 jogos envolvendo 48 seleções e 16 cidades-sede espalhadas por três países. México x África do Sul fazendo o jogo de abertura na Cidade do México. O campeão sai em 19 de julho no MetLife Stadium, em East Rutherford, Nova Jersey (Estados Unidos). O Canadá vai receber 13 partidas.
NOVO UNIFORME?🇧🇷 Segundo o site FootyHeadlines, essa seria a camisa do Brasil para a Copa do Mundo de 2026.#SeleçãoBrasileira #CopadoMundo #Futebol pic.twitter.com/pxO5uVmWF3
— Jovem Pan Esportes (@JovemPanEsporte) November 27, 2025
🇧🇷🇺🇸🔜 USA & Jordan Brazil 2026 World Cup Kits to Be Released This Month? https://t.co/y9vxVZuhMm
— Footy Headlines (@Footy_Headlines) January 23, 2026
“Azul, amarelo, verde e branco são cores das nossas bandeiras e são as cores que têm que ser seguidas.”
– Samir Xaud, presidente da CBF
“Fui contra a cor vermelha, mas não por ideologia política, por patriotismo que tenho à bandeira. Realmente estava em produção. Foi um assunto delicado. Fiz reunião de urgência com a Nike e pedi para parar a produção. Não queria tirar esse simbolismo. Vou fazer até um parêntese: muita gente levou para o lado político e eu levei para o lado do Brasil. A Nike entendeu o motivo. Essas discussões políticas não podem entrar em campo ou interferir na seleção brasileira. Antes dessa questão política, da camisa vermelha, todos vestiam amarelo. Temos que resgatar o torcedor pelo futebol, não pela política. Não tem vermelho na bandeira, não tem por que fazer uma camisa vermelha. A Nike entendeu e começou a produzir a camisa azul e está muito bonita.”
– Samir Xaud, presidente da CBF
Fonte: 90min


