spot_img
Terça-feira, 3 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolicialAdolescentes Respondem por Morte de Cães em Praia Brava

    Adolescentes Respondem por Morte de Cães em Praia Brava

    Publicado há

    spot_img

    Quatro adolescentes são responsáveis pela tortura e morte de cães em Florianópolis. O crime ocorreu na Praia Brava. Eles responderão com medidas socioeducativas. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê essas medidas.

    A Polícia Civil investiga o caso. O cão Orelha foi agredido no dia 4 de janeiro. Pessoas o encontraram ferido e agonizando. Ele foi levado a uma clínica veterinária. Devido à gravidade, Orelha passou por eutanásia em 5 de janeiro. Outro cão, Caramelo, escapou das agressões.

    A advogada Viviane Cabral, da OAB-SP, explica a lei. Maus-tratos a animais são crime. A Lei Sansão (14.064/2020) aumentou a pena para cães e gatos. A pena é de reclusão de dois a cinco anos.

    Viviane Cabral esclarece a situação dos menores. O ECA será aplicado. Menores de 18 anos são inimputáveis. Eles cometem ato infracional análogo ao crime. O ECA tem ritos processuais rápidos e protetivos. A prioridade é a proteção integral da criança e do adolescente.

    A lei de crimes ambientais define ações contra animais. Há maus-tratos, abuso, ferimento ou mutilação. A pena aumenta se o animal morrer. A forma e a repetição do crime também influenciam.

    O ECA prevê várias medidas socioeducativas. Há advertência, reparação de dano e prestação de serviços. Liberdade assistida, semiliberdade e internação também são opções. A internação ocorre em casos graves, com violência ou reincidência.

    Últimas

    Câmara: Salários podem atingir R$ 77 mil com nova lei

    Senado aprova projeto que eleva salários de servidores da Câmara via gratificação. A proposta segue para sanção presidencial.

    Programa ‘Gás do Povo’ Aprovado no Senado

    Senado aprova programa que deve beneficiar 17 milhões de famílias com gás de cozinha gratuito.

    STF libera emendas de Ramagem e Eduardo Bolsonaro

    Ministro Dino autoriza suplentes a usarem emendas, mas nega pedido para Zambelli.

    Bolsonaro e aliados: STM julga perda de patentes

    Ministério Público Militar pede ao STM a cassação de patentes de Bolsonaro e aliados por crimes contra a democracia.

    Relacionado

    PF investiga repasse de R$ 970 milhões da Rioprevidência ao Banco Master

    A ação apura operações financeiras irregulares realizadas entre 2023 e 2024; o Banco Master, recentemente liquidado pelo Banco Central, é suspeito de um desvio...

    Homem invade casa e sequestra jovem com falso fuzil em Campo Grande

    Crime foi motivado por dívida na venda de uma televisão de 43 polegadas. Um homem de 28 anos foi preso na manhã desta terça-feira (28)...

    Suspeito de matar integrante da “máfia dos cigarreiros” é preso em flagrante

    Homem foi detido enquanto tentava queimar roupas usadas no crime e placa de moto furtada Na noite desta segunda-feira (21), policiais prenderam o principal suspeito...