spot_img
Terça-feira, 3 Fevereiro, 2026
More
    InícioEconomiaBanco Central mantém Selic em 15% ao ano pela 5ª vez

    Banco Central mantém Selic em 15% ao ano pela 5ª vez

    Publicado há

    spot_img

    {
    “titulo”: “Copom Mantém Taxa Selic em 15% Pela Quinta Vez”,
    “subtitulo”: “Banco Central sinaliza possível corte na taxa básica de juros na próxima reunião em março.”,
    “conteudo”: “O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) manteve a Selic em 15%. A decisão unânime ocorreu nesta quarta-feira (28). Esta é a quinta reunião seguida com a taxa neste patamar.

    O Comitê, contudo, adiantou possível redução em março. A próxima reunião definirá a nova taxa. “O Comitê antevê iniciar a flexibilização da política monetária”, diz a decisão. A flexibilização ocorrerá se o cenário esperado se confirmar. O Copom reforça a manutenção da restrição para convergência da inflação à meta.

    A Selic está no maior patamar em quase 20 anos. No primeiro mandato de Lula, a Selic estava em 15,25% ao ano. A decisão desta quarta-feira já era esperada pelo mercado.

    “O Copom decidiu manter a taxa básica de juros em 15,00% a.a.”, informa o Comitê. O Copom entende que a decisão é compatível com a convergência da inflação. A meta deve ser atingida ao longo do horizonte relevante. “O cenário atual exige cautela na condução da política monetária”, explica o Comitê. O ambiente externo ainda é incerto. A conjuntura e a política econômica nos Estados Unidos influenciam.

    A pesquisa Focus apurou expectativas de inflação acima da meta. Os valores são para 2026 e 2027. Eles se situam em 4,0% e 3,8%, respectivamente. A projeção do Copom para o terceiro trimestre de 2027 é de 3,2%. Este é o horizonte relevante de política monetária no cenário de referência.

    Todos os membros do Comitê apoiaram a decisão: Gabriel Muricca Galípolo (presidente), Ailton de Aquino Santos, Gilneu Francisco Astolfi Vivan, Izabela Moreira Correa, Nilton José Schneider David, Paulo Picchetti e Rodrigo Alves Teixeira.

    A mediana do relatório Focus para a Selic no fim de 2026 permaneceu em 12,25%. O valor se mantém pela quarta semana seguida. As 51 estimativas atualizadas nos últimos cinco dias úteis seguem em 12,00%.

    A projeção para o fim de 2027 continuou em 10,50%. A mediana se mantém pela 49ª semana seguida. A mediana para a Selic no fim de 2028 subiu para 10,00%. Há um mês, estava em 9,75%.

    Para o fim de 2029, a mediana permaneceu em 9,50%. O valor se mantém pela 12ª semana consecutiva.

    Em dezembro, o Copom manteve a Selic em 15%. Foi a quarta vez seguida. A decisão acompanhou a mediana do Focus para o fim de 2025. A mediana permaneceu estável nesse nível por 24 semanas seguidas.

    Na ata, o colegiado afirmou que a estratégia atual é adequada. A manutenção da taxa de juros assegura a convergência da inflação à meta.

    *Fonte: Jovem Pan*”,
    “tags”: “Copom, Selic, Taxa de Juros, Banco Central, Inflação, Política Monetária”
    }

    Últimas

    Câmara: Salários podem atingir R$ 77 mil com nova lei

    Senado aprova projeto que eleva salários de servidores da Câmara via gratificação. A proposta segue para sanção presidencial.

    Programa ‘Gás do Povo’ Aprovado no Senado

    Senado aprova programa que deve beneficiar 17 milhões de famílias com gás de cozinha gratuito.

    STF libera emendas de Ramagem e Eduardo Bolsonaro

    Ministro Dino autoriza suplentes a usarem emendas, mas nega pedido para Zambelli.

    Bolsonaro e aliados: STM julga perda de patentes

    Ministério Público Militar pede ao STM a cassação de patentes de Bolsonaro e aliados por crimes contra a democracia.

    Relacionado

    Primeira restituição do IR vai beneficiar quase 95 mil contribuintes em MS

    Mais de R$ 180 milhões serão pagos no primeiro lote; consulta será liberada nesta quinta-feira (23) A Receita Federal vai liberar o primeiro lote de...

    Não entregar declaração do IR não leva à prisão, alerta Receita Federal

    Órgão desmente boatos nas redes sociais e reforça que CPF apenas fica “pendente de regularização” A Receita Federal esclareceu nesta terça-feira (13) que a falta...

    Canal oficial para reembolso de desconto indevido é o Meu INSS

    Segurados devem confirmar no app Meu INSS se reconhecem as cobranças feitas por associações nos últimos cinco anos A partir desta terça-feira (13), o INSS...