O Pentágono anunciou o fim de todos os vínculos acadêmicos com Harvard. A medida impacta educação militar, bolsas e programas de certificação. A decisão foi divulgada em comunicado na sexta-feira (6).
Essa ação é o mais recente capítulo na disputa do governo Trump com Harvard. O governo acusa a universidade de promover a ideologia “woke”. Este termo é usado pela direita radical para criticar políticas de diversidade.
O Secretário de Defesa, Pete Hegseth, criticou o envio de oficiais a Harvard. Ele afirmou que muitos oficiais retornaram com ideologias globalistas. Essas ideologias, segundo ele, não melhoram as fileiras de combate.
A ruptura dos laços começa no ano letivo de 2026-2027. Militares com estudos em andamento poderão concluí-los. Hegseth reafirmou sua visão, afirmando que Harvard é ‘woke’, mas o Departamento de Guerra não.
O Pentágono revisará os vínculos com outras universidades da Ivy League. O objetivo é reavaliar a formação e educação militar oferecidas. A pressão do governo Trump gera preocupação com a liberdade acadêmica.
*Com informações da AFP
Fonte: Jovem Pan News


