Apoio à medida cai para 28% caso a mudança impacte a remuneração do trabalhador
Uma pesquisa realizada pelo instituto Nexus, divulgada nesta quarta-feira (11), mostra que a maioria da população é a favor do fim da jornada de trabalho 6×1. De acordo com o levantamento, 73% dos entrevistados são a favor da mudança, desde que ela não resulte em diminuição do salário.
No entanto, apenas 28% dos entrevistados seriam favoráveis ao fim da escala 6×1 se isso significasse receber menos no final do mês. No cenário geral, quando a questão salarial não é levada em conta, 63% se declaram a favor do projeto, enquanto 22% são contra. Veja os dados completos abaixo:
Pesquisa Nexus aponta que 73% dos brasileiros apoiam o fim da escala 6×1 desde que não haja redução salarial
Apesar de o tema ser comentado no país todo, poucos sabem a fundo sobre o assunto. A pesquisa revela que 62% já ouviram falar sobre o fim da escala 6×1, mas apenas 12% dizem entender bem o projeto. Outros 35% nunca ouviram falar da proposta.
O levantamento indica ainda que o conhecimento gera mais apoio: entre quem entende bem o projeto, a aprovação é de 71%. Já entre quem nunca ouviu falar, o apoio cai para 55%.
De acordo com a pesquisa, a opinião sobre o tema também muda conforme o lado político, embora seja majoritariamente favorável em ambos os lados:
Eleitores de Lula em 2022: 71% são a favor, 15% são contra e 15% não responderam;
Eleitores de Bolsonaro em 2022: 53% são a favor, 32% são contra e 15% não responderam;
A Nexus entrevistou 2.021 pessoas, com idade a partir de 16 anos, em todos os 27 estados do Brasil. As entrevistas ocorreram entre os dias 30 de janeiro e 05 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Fonte: Jovem Pan News



