Marco Rubio, Secretário de Estado americano, conversa secretamente com Raúl Guillermo Rodríguez Castro. Ele é neto de Raúl Castro. As informações são do site Axios, que citou fontes anônimas.
Os EUA pressionam Cuba por um acordo. Donald Trump já chamou Cuba de “nação falida”. Rubio, filho de cubanos, busca alternativas fora do governo cubano.
Trump confirmou conversas com Cuba “no mais alto nível”. O governo americano não detalha o conteúdo. O Departamento de Estado e a embaixada cubana não comentaram.
Os EUA impuseram um bloqueio petrolífero à ilha. Cuba enfrenta escassez de combustível e cortes de energia. Cuba denunciou a manobra, mas se mostrou aberta a negociações.
Raúl Castro, mesmo afastado, ainda tem poder. Ele continua sendo uma figura central e tem lealdade das Forças Armadas. Ele promoveu reformas, mas sem abrir o regime.
A aproximação entre EUA e Cuba na década de 2010 foi breve. Não houve abertura política. As negociações atuais podem impactar a economia do MS, com reflexos no setor de importação e exportação.
*Com informações da AFP. Fonte: Jovem Pan News.


