Javier Milei, presidente da Argentina, ofereceu tropas para Gaza. Ele fez o anúncio durante a reunião do “Conselho da Paz”, criado por Donald Trump. O encontro ocorreu nesta sexta-feira (20).
Milei declarou a disponibilidade dos “capacetes brancos”. Ele reforçou a experiência argentina em missões de paz. A Argentina quer colaborar na estabilização do território palestino.
Trump lançou o “Conselho da Paz” como parte do cessar-fogo entre Israel e Hamas. Vários líderes participaram da reunião inaugural em Washington. Trump anunciou um investimento inicial de US$10 bilhões.
Países árabes também ofereceram tropas de paz para Gaza. Indonésia será comandante adjunta da força liderada pelos EUA. Marrocos fornecerá tropas, policiais e treinamento.
Israel ainda ocupa parte do território, palco de frequentes incidentes. Mais de 600 palestinos morreram desde o cessar-fogo. A Argentina já atuou em operações da ONU, como na ex-Iugoslávia e no Haiti.
Trump declarou que o “Conselho da Paz” tem ambições maiores que Gaza. Milei defendeu a diplomacia arriscada para alcançar a paz. Ele elogiou a liderança de Trump na iniciativa.
*Com informações da AFP. Fonte: Jovem Pan News


