Corumbá concentrou, nesta terça-feira (23 de junho de 2026), uma série de entregas, vistorias, assinaturas e autorizações. Os eventos reforçaram os investimentos em saúde, infraestrutura, saneamento e proteção social no município. A programação incluiu a entrega de novas estruturas para hemoterapia e o início das obras da nova maternidade e da Casa da Mulher Brasileira. Também foram anunciados investimentos em abastecimento de água e melhorias urbanas.
Saúde Recebe Fortalecimento com Novas Estruturas
O Governo do Estado entregou sete salas reformadas para os serviços de hemoterapia. O investimento somou R$ 390 mil. Esta nova estrutura fortalece a rede de atendimento hematológico regional, ampliando a capacidade operacional do Hemosul. Ela garante mais qualidade, segurança e agilidade no atendimento aos pacientes.
A agenda também incluiu a supervisão das instalações da maternidade da Santa Casa de Corumbá. O município receberá uma nova maternidade, com investimento total de R$ 74,9 milhões. Desse valor, R$ 59,8 milhões provêm do Governo Federal e R$ 15,1 milhões do Governo do Estado. A unidade ampliará a assistência materno-infantil na região pantaneira.
O governador Eduardo Riedel participou da entrega de novos equipamentos e da ampliação da Santa Casa. Ele reiterou a importância da parceria entre Estado e municípios. O objetivo é fortalecer a rede pública de saúde e assegurar atendimento qualificado à população. “Após a conclusão das obras e a entrega dos equipamentos, Corumbá passa a contar com um espaço mais moderno, confortável e preparado para atender melhor a população. Essa parceria entre Estado e município é fundamental para fortalecer as políticas públicas. Vamos seguir apoiando a estrutura, desde a conclusão da etapa de equipamentos até a manutenção necessária para garantir um atendimento cada vez mais qualificado à população”, afirmou o governador Eduardo Riedel.
Outra visita técnica ocorreu na UTI Neonatal do Hospital da Cassems de Corumbá. A unidade se transforma em um dos principais polos de saúde de alta complexidade do Pantanal. Ela atende Corumbá, Ladário e municípios vizinhos, abrangendo cerca de 20 mil pessoas.
Inaugurado em 25 de novembro de 2018, o Hospital da Cassems amplia continuamente sua estrutura. Ele visa reduzir o vazio assistencial da região. Atualmente, a unidade conta com 47 leitos clínicos e quatro leitos de unidade semi-intensiva. Eles são fundamentais para a transição segura de pacientes críticos.
O hospital dispõe de centro cirúrgico moderno e estrutura tecnológica. Em junho de 2026, a unidade realizou a primeira neurocirurgia da história da região. O Hospital da Cassems consolidou-se como polo de diagnóstico e intervenção avançada. Seu centro de diagnóstico por imagem é equipado com ressonância magnética, tomógrafo de 64 canais, raio-X e ultrassonografia. Estas melhorias se somam aos avanços na saúde pública em Mato Grosso do Sul.
Infraestrutura e Proteção Social Também Recebem Aportes
No setor de infraestrutura, o Governo do Estado entregou obras de pavimentação asfáltica, drenagem de águas pluviais e restauração. As intervenções ocorreram nos bairros Nova Corumbá, Guatós e Pantanal. O programa MS Ativo Municipalismo I executou as obras. Investimentos em infraestrutura são prioridade no estado.


