Campo Grande, MS – A Secretaria de Estado de Saúde (SES) promoveu, na terça-feira, 24 de junho de 2026, uma oficina para qualificar a segurança do paciente em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. O evento reuniu representantes municipais na Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, em Campo Grande. A iniciativa busca fortalecer a cultura de segurança na Atenção Primária à Saúde (APS) e apoiar a implantação de Núcleos Municipais e Times de Segurança do Paciente nas unidades básicas de saúde.
O Núcleo Estadual de Gestão Estratégica em Segurança do Paciente (NEGESP), a Vigilância Sanitária Estadual e a Escola de Saúde Pública organizaram o encontro. Participantes abordaram temas como cultura de segurança, gestão de riscos, análise de incidentes, ferramentas da qualidade e utilização do sistema Notivisa.
Estruturação dos Núcleos de Segurança
Eduarda Tebet, coordenadora do NEGESP, explicou a meta de consolidar uma rede estadual de segurança. Esta rede visa garantir maior qualidade assistencial em todas as cidades sul-mato-grossenses. “Estamos trabalhando para implantar um Núcleo de Segurança do Paciente em cada secretaria municipal e também em cada unidade básica de saúde do Estado. Para isso, reunimos representantes de todos os municípios para estruturar esses núcleos e fortalecer essa cultura em Mato Grosso do Sul”, afirmou Tebet. Ela destacou a necessidade de processos de trabalho bem definidos, pois a segurança do paciente ainda precisa de ampliação no país.
“Os protocolos precisam ser semelhantes em todo o Estado, respeitando as particularidades de cada serviço. O objetivo é que todos tenham a mesma compreensão sobre segurança do paciente e trabalhem de forma integrada”, complementou a coordenadora.
Fortalecimento da Cultura de Segurança
Elaine Cristina Faria, analista da Qualidade Sênior e facilitadora da oficina, sublinhou a importância de ampliar a discussão na Atenção Primária. A Política Nacional de Qualidade e Segurança do Paciente reforça essa necessidade. “Já trabalhamos esse tema há muitos anos, mas ele ainda é relativamente novo na Atenção Primária. Por isso, estamos fortalecendo a cultura de segurança para qualificar os processos e promover uma prática assistencial cada vez mais segura”, explicou Faria. A capacitação contribui diretamente para reduzir falhas e aprimorar continuamente os serviços oferecidos à população. “O objetivo é reduzir falhas nos processos de saúde, qualificar a assistência e proporcionar mais segurança aos usuários”, completou.
Apoio aos Municípios
A qualificação representa uma oportunidade crucial para profissionais de municípios de pequeno porte. Ela permite aprimorar práticas e implantar estratégias de segurança nas unidades de saúde. Diego Arantes, enfermeiro do município de Pedro Gomes, enfatizou o direcionamento técnico oferecido. “Para municípios pequenos, onde a segurança do paciente ainda está em processo de implantação na Atenção Primária, esse treinamento é fundamental. Ele nos dá um norte e apresenta ferramentas e sistemas que poderão ser aplicados na nossa realidade”, avaliou Arantes. A iniciativa do governo de Mato Grosso do Sul em investir na qualificação dos profissionais da saúde em todos os municípios reforça o compromisso com a qualidade do atendimento.
O evento também contou com a participação de profissionais como a farmacêutica do município de Corguinho, que buscam aplicar os conhecimentos adquiridos em suas realidades locais. A valorização e o fortalecimento dos servidores públicos são pilares para a melhoria contínua dos serviços de saúde.


