spot_img
Sexta-feira, 12 Dezembro, 2025
More
    InícioUncategorizedLobista ligado a magistrado em MS é preso em ação por venda...

    Lobista ligado a magistrado em MS é preso em ação por venda de sentenças em MT

    Publicado há

    spot_img

    Andreson Gonçalves também é citado em investigações no Mato Grosso do Sul envolvendo desembargadores afastados

    Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (26) o lobista Andreson de Oliveira Gonçalves, de 45 anos, em Cuiabá (MT), como parte da Operação Sisamens, que apura um esquema de venda de decisões judiciais no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Andreson já havia sido mencionado em investigações similares no Mato Grosso do Sul, durante a Operação Ultima Ratio, que resultou no afastamento de magistrados e conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS).

    Operação Sisamens

    O mandado de prisão foi expedido pelo ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), e incluiu também 23 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso, Pernambuco e no Distrito Federal. A residência do lobista e dos desembargadores Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho, do TJMT, foi alvo de buscas.

    As investigações ganharam força após o assassinato do advogado Roberto Zampieri, em dezembro de 2023, que teria exposto, por meio de mensagens, o esquema de venda de decisões judiciais. Andreson é apontado como responsável por conectar Zampieri aos magistrados investigados.

    Ligação com Mato Grosso do Sul

    Na Operação Ultima Ratio, Gonçalves foi citado em diversas conversas com o desembargador Marcos José Brito Rodrigues, do TJMS. Em um episódio, o lobista enviou prints de processos com valores milionários para o desembargador, que, em resposta, solicitou a impressão de votos relacionados aos casos.

    Além disso, Gonçalves teria se vangloriado de supostos empreendimentos internacionais, como a retomada de uma empresa no México e planos de expansão para o Chile e a Argentina. A PF ainda apura se essas alegações têm relação com os magistrados ou se eram estratégias para impressioná-los.

    Investigações em andamento

    Gonçalves já era investigado desde 2007 por crimes como lavagem de dinheiro e usurpação de função pública. Ele é proprietário de duas empresas em Cuiabá, que também foram alvo de buscas: a Florais Transportes Eireli e a Florais Táxi Aéreo.

    Com o avanço das operações, as autoridades buscam esclarecer o alcance do esquema e a conexão entre os envolvidos nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

    Últimas

    TJMS alerta prefeituras do interior sobre golpe de criminosos que se passam por juízes

    Golpistas solicitam veículos e documentos de servidores públicos por telefone, alegando "diligências sigilosas e...

    Agente socioeducativo é suspenso por 60 dias por agressões a adolescente em Unei de MS

    A Sejusp aplicou a pena ao servidor João Antônio de Brito, um dos réus...

    Aposentados e pensionistas de MS já receberam R$ 39,6 milhões em ressarcimento por descontos indevidos

    O valor se refere a descontos associativos não autorizados em benefícios do INSS. O...

    Operação Paliteiro da PF mira contrabando de cigarro em MS e São Paulo

    A Polícia Federal deflagrou a operação nesta quinta-feira (11) para desarticular uma associação criminosa...

    Relacionado

    Máfia do Cigarro: Justiça condena 18 pessoas, incluindo PRFs, com penas que somam 95 anos

    Dois policiais rodoviários federais e o chefe da quadrilha estão entre os condenados pela 3ª Vara Federal de Campo Grande. As penas, com efeito,...

    Agetran notifica 5 mil motoristas com multas cadastradas em novembro

    Os proprietários de veículos em Campo Grande têm 30 dias para apresentar defesa de autuação ou identificar o condutor infrator. As notificações chegam em...

    FICCO apreende 454 kg de cocaína em caminhão com fundo falso na BR-060

      A apreensão ocorreu em Mato Grosso do Sul, em uma rota estratégica do tráfico. O motorista do caminhão apresentou respostas contraditórias, o que levou...