spot_img
Sexta-feira, 25 Abril, 2025
More
    InícioUncategorizedLobista ligado a magistrado em MS é preso em ação por venda...

    Lobista ligado a magistrado em MS é preso em ação por venda de sentenças em MT

    Publicado há

    spot_img

    Andreson Gonçalves também é citado em investigações no Mato Grosso do Sul envolvendo desembargadores afastados

    Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (26) o lobista Andreson de Oliveira Gonçalves, de 45 anos, em Cuiabá (MT), como parte da Operação Sisamens, que apura um esquema de venda de decisões judiciais no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Andreson já havia sido mencionado em investigações similares no Mato Grosso do Sul, durante a Operação Ultima Ratio, que resultou no afastamento de magistrados e conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS).

    Operação Sisamens

    O mandado de prisão foi expedido pelo ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), e incluiu também 23 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso, Pernambuco e no Distrito Federal. A residência do lobista e dos desembargadores Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho, do TJMT, foi alvo de buscas.

    As investigações ganharam força após o assassinato do advogado Roberto Zampieri, em dezembro de 2023, que teria exposto, por meio de mensagens, o esquema de venda de decisões judiciais. Andreson é apontado como responsável por conectar Zampieri aos magistrados investigados.

    Ligação com Mato Grosso do Sul

    Na Operação Ultima Ratio, Gonçalves foi citado em diversas conversas com o desembargador Marcos José Brito Rodrigues, do TJMS. Em um episódio, o lobista enviou prints de processos com valores milionários para o desembargador, que, em resposta, solicitou a impressão de votos relacionados aos casos.

    Além disso, Gonçalves teria se vangloriado de supostos empreendimentos internacionais, como a retomada de uma empresa no México e planos de expansão para o Chile e a Argentina. A PF ainda apura se essas alegações têm relação com os magistrados ou se eram estratégias para impressioná-los.

    Investigações em andamento

    Gonçalves já era investigado desde 2007 por crimes como lavagem de dinheiro e usurpação de função pública. Ele é proprietário de duas empresas em Cuiabá, que também foram alvo de buscas: a Florais Transportes Eireli e a Florais Táxi Aéreo.

    Com o avanço das operações, as autoridades buscam esclarecer o alcance do esquema e a conexão entre os envolvidos nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

    Últimas

    Riedel anuncia campanha de conscientização após ataque de onça

    Objetivo é orientar moradores e turistas sobre riscos e condutas adequadas em áreas do...

    Coronel David assume comando do PL em Campo Grande

    Deputado estadual recebeu aval de Bolsonaro para liderar a Executiva Municipal e fortalecer a...

    Família de caseiro morto por onça deve pedir pensão a pesqueiro

    Advogado aponta precariedade nas condições de trabalho e estuda pedir pensão vitalícia para a...

    Ciclone extratropical trará frio e temperaturas abaixo de 12°C em MS

    Ciclone extratropical pode provocar frio abaixo dos 12°C e chuvas fortes em várias regiões...

    Relacionado

    Cobra coral é encontrada em cama de residência em Dourados

    Polícia Militar Ambiental foi acionada e realizou o resgate do animal, que foi devolvido à natureza em local seguro Um morador de Dourados levou um...

    Seis cidades de MS estão com alto risco de infestação do Aedes aegypti

    Levantamento da SES revela que Cassilândia, Corumbá, Ladário, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro e Terenos apresentam índices críticos A Secretaria de Estado de Saúde...

    Turistas estrangeiros deixam US$ 7,3 bilhões no país, superando importantes produtos de exportação

    Setor supera marcas históricas e registra maior receita dos últimos 15 anos, impulsionado por visitantes estrangeiros O turismo brasileiro registrou um faturamento histórico de US$...