spot_img
Sexta-feira, 25 Abril, 2025
More
    InícioPolíticaPolítica EstadualCandidato do PSD ficará com vaga se vereador investigado for cassado

    Candidato do PSD ficará com vaga se vereador investigado for cassado

    Publicado há

    spot_img

    Nesta semana, a Polícia Federal realizou uma segunda operação para investigação de compra de votos no Município de Naviraí. Na mira, o quarto mais votado para vereador no Município, Brendo (PSDB), que teve 797 votos.

    CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAM

    Se condenado, o PSDB pode perder uma das quatro vagas conquistadas na eleição de outubro. O partido somou 4.446 votos, o que garantiu dois eleitos por quociente partidário e um nas chamadas sobras. Sem os votos de Brendo, o partido soma 3.649 votos, suficientes para eleger apenas dos dois por quociente partidário.

    A reportagem fez as contas e identificou que, caso Brendo seja condenado, a vaga do PSDB passará para o PSD, que ficará com duas cadeiras. Isso garantirá o mandato a e  Fabiano Taquara, que tinha ficado fora por uma diferença de quatro votos entre as duas coligações, no cálculo das sobras.

    Sem os votos de Brendo, o quociente partidário cai de 1.833 votos para 1.780. Para chegar a esse número, é preciso dividir o total de votos válidos pelo número de vagas na Câmara, no caso, 15. O número de votos válidos foi de 27.499, mas sem os votos de Brendo, cai para 26.702.

    O caso

    No dia 9 de outubro, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca após denúncia de compra de voto do vereador eleito, Brendo Caique Barbosa dos Santos (PSDB), bem como do seu pai, Cícero dos Santos.

    Segundo a denúncia, eleitores teriam recebido vantagem patrimonial (combustível) para obtenção de votos na eleição de domingo. Brendo foi o quarto mais votado, com 797 votos.

    A PF relatou que em duas oportunidades chegou a faltar combustível para as viaturas da polícia abastecer. Segundo a denúncia, os envolvidos utilizaram a conta do Clube Esportivo Naviraiense.

    A polícia observou que em agosto de 2024 o posto de gasolina emitiu 28 notas para o clube. Já em setembro de 2024, em menos de seis dias, foram emitidas 350 notas fiscais.

    Algumas notas identificadas pela polícia constavam anotações de que os abastecimentos tinham sido autorizadas por Cicinho ou Brendo, pai e candidato, respectivamente.

    Nesta semana, a polícia cumpriu 10 mandados de busca e apreensão. A operação é desdobramento das investigações iniciadas no dia anterior às eleições e deflagrada na semana seguinte, que demonstrou indícios da existência de um esquema de compra de votos por meio de abastecimentos de combustível em nome de um clube esportivo e.

    “Com o avanço das investigações, os policiais identificaram outros intermediadores do esquema criminoso, que envolvia não apenas o fornecimento de combustíveis, que representou um aumento de mais de 1.000% em relação à média de gastos normais do clube de futebol, mas também atuação logística no transporte de eleitores no dia das eleições, o fornecimento de falsos atestados médicos e benefícios em dinheiro para eleitores e intermediadores”, diz a nota da Polícia Federal.

    A Polícia Federal ressaltou que a captação ilícita de sufrágio compromete gravemente o processo democrático, pois subverte a igualdade de participação dos candidatos e mina a legitimidade das eleições. Além disso, favorece interesses privados em detrimento do bem coletivo, perpetuando desigualdades e corroendo a confiança pública nas instituições.

    Fonte: Investiga MS

    Últimas

    Onça que matou caseiro no Pantanal está desidratada e com órgãos comprometidos

    Felino capturado após ataque em Miranda apresenta quadro de saúde debilitado e passará por...

    PL isenta atual gestão de dívida e responsabiliza MDB por multa eleitoral

    Nota oficial esclarece que filiados negativados não tinham vínculo com o partido na época...

    Riedel anuncia campanha de conscientização após ataque de onça

    Objetivo é orientar moradores e turistas sobre riscos e condutas adequadas em áreas do...

    Coronel David assume comando do PL em Campo Grande

    Deputado estadual recebeu aval de Bolsonaro para liderar a Executiva Municipal e fortalecer a...

    Relacionado

    Senadora confirma conversa e Rose e Adriane podem parar no mesmo partido

    A senadora Tereza Cristina, vice-presidente nacional do Partido Progressista, confirmou tratativas do partido para fusão com dois partidos.CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAMTereza conta que conversou...

    Tereza confirma benção a Youssif e diz que Santullo cuidará do PP

    A senadora Tereza Cristina (PP) fez questão de se pronunciar durante a posse de Youssif Domingos como secretário de Governo na Prefeitura de...

    Surpresa com convite para secretaria, Camilla diz que continuará atuando como vice

    A vice-prefeita de Campo Grande, Camilla Nascimento, espera continuar participando efetivamente da gestão, em todas as pastas.CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAMNomeada pela prefeita Adriane Lopes...