spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalIrã solicita que governo Trump adote ‘abordagens realistas’ em relação a Teerã

    Irã solicita que governo Trump adote ‘abordagens realistas’ em relação a Teerã

    Publicado há

    spot_img

    Nasser Kanaani destacou esperança de que as políticas da nova liderança americana respeitem os interesses das nações do Oriente Médio

    A ascensão de Donald Trump ao poder nos Estados Unidos trouxe à tona uma série de reações do governo do Irã, que agora clama por abordagens mais realistas do novo governo americano. Durante a primeira administração de Trump, a relação entre os dois países foi marcada por extrema tensão, especialmente após o desmantelamento do acordo nuclear iraniano. Este acordo, inicialmente proposto por Barack Obama, tinha como objetivo principal impedir o desenvolvimento de armas nucleares pelo Irã. A administração Trump, no entanto, foi caracterizada por declarações contundentes e ações militares, incluindo a operação que resultou na morte de Qassem Soleimani, líder da Guarda Revolucionária Iraniana, em solo iraquiano.

    O governo iraniano expressa uma crescente preocupação com o contexto de guerra no Oriente Médio e as hostilidades com Israel, que podem se mostrar prejudiciais para o país. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã destacou a esperança de que as políticas do governo americano sejam realistas e respeitem os interesses das nações do Oriente Médio, incluindo o próprio Irã. Até o momento, Trump não fez declarações incisivas sobre o regime dos aiatolás, mas a postura dos Estados Unidos em relação à República Islâmica e aos eventos na região nos últimos 15 meses tende a isolar ainda mais o Irã no cenário internacional.

    A situação do Irã é complexa e multifacetada, com suas forças aliadas, como Hezbollah, Hamas e os Houthis, enfraquecidas desde o início da guerra no Oriente Médio. Além disso, o país enfrenta dificuldades significativas devido às sanções econômicas impostas ao seu regime. Essas sanções têm impactado severamente a economia iraniana, limitando suas capacidades de atuação tanto internamente quanto em suas políticas externas. A expectativa é que as mudanças na política americana em relação ao Irã, que serão anunciadas a partir da cerimônia de posse de Trump e seus primeiros atos de governo, possam ter um impacto significativo na posição do Irã na região.

    *Com informações de Luca Bassani 

    *Reportagem produzida com auxílio de IA

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Detran-MS Restabelece Atendimento em Todas as Agências Após Falha no Sistema

    Serviços do Detran-MS normalizados nesta quinta-feira (5). Agendamentos de quarta-feira serão atendidos sem nova marcação.

    Tebet Apoia Haddad em SP e Considera Candidatura ao Senado

    Ministra se oferece para o Senado e defende Haddad para o governo paulista.

    Arsenal e City Decidem a Copa da Liga Inglesa em Wembley

    Rivalidade acirrada define final histórica da Carabao Cup 2025/26.

    Renan Calheiros e Presidente do BC Discutem Banco Master

    Senador cobra respostas de autoridades sobre irregularidades.

    Relacionado

    Homem é condenado à prisão perpétua por tentar matar Trump

    Ryan Routh tentou assassinar Donald Trump em 2024. O crime ocorreu em um campo de golfe na Flórida.

    Putin e Xi Discutem Cooperação e Críticas aos EUA em Videoconferência

    Líderes da Rússia e China reforçam laços econômicos e trocam avaliações sobre política global.

    EUA Retiram Agentes de Imigração Após Assassinatos em Minnesota

    Czar da fronteira anuncia a medida após protestos e indignação pública.